Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Cientistas dizem que a vacina AstraZeneca pode causar trombose cerebral

Cientistas alemães descobriram que a administração da vacina AstraZeneca pode produzir anticorpos que estimulam a formação de coágulos sanguíneos
Especial Publicitário
Cientistas dizem que a vacina AstraZeneca pode causar trombose cerebral
Cientistas dizem que a vacina AstraZeneca pode causar trombose cerebral

Cientistas alemães descobriram que a administração da vacina AstraZeneca poderia potencialmente produzir anticorpos que, por sua vez, estimulariam a formação de coágulos sanguíneos em casos “raros”. A Organização Mundial de Saúde afirma não vê tal ligação “causal”.

Uma equipe de pesquisa do Hospital Universitário Greifswald da Alemanha descobriu um mecanismo que pode levar ao desenvolvimento de trombose sinusal ou de veia cerebral em pacientes que receberam o jab AstraZeneca.

A equipe recebeu seis amostras de sangue de pessoas que sofreram de trombose após a injeção. As amostras foram fornecidas pelo Instituto Paul Ehrlich – órgão responsável pela aprovação e monitoramento de todas as vacinas na Alemanha.

Anticorpos geram coágulos

Após a análise, os pesquisadores de Greifswald descobriram que uma resposta imune à vacina pode envolver a formação de anticorpos que são normalmente formados apenas quando um organismo precisa curar uma ferida por meio da coagulação do sangue, informou a emissora alemã NDR.  

Esses anticorpos então “ativam” as plaquetas e podem estimular a formação de coágulos sanguíneos, principalmente nos seios venosos do cérebro.

Pesquisa ainda não foi publicada

As conclusões da equipe de cientistas alemães, que ainda não foram publicadas em nenhum jornal científico, foram então compartilhadas pela Associação Alemã de Pesquisa para Trombose e Hemostasia (GTH), que publicou uma nova diretriz para pacientes que recebem a vacina.

Raridade e Dúvidas

O comunicado da associação disse que a equipe Greifswald encontrou um “patomecanismo importante”, mas ainda observou que tal complicação é “específica e muito rara”. Ele também disse que a descoberta não descarta uma situação em que a trombose em pacientes que tomaram a AstraZeneca foi desencadeada por “outras causas”.

O GTH também disse que registrou pelo menos 13 casos de trombose sinusal ou de veia cerebral em vacinados com a vacina AstraZeneca na Alemanha, incluindo 12 mulheres e um homem com idade entre 20 e 63 anos. Todos os pacientes tinham sintomas semelhantes provavelmente causados ​​por um “evento imunológico” , acrescentou.

Recomendações

A equipe de Greifswald, por sua vez, também sugeriu um tratamento direcionado para pessoas que sofrem de trombose após a vacinação. Mesmo assim, só pode ser aplicado após o surgimento dos coágulos sanguíneos e não pode ser usado como prevenção.

À luz dos últimos desenvolvimentos, o GTH emitiu uma nova recomendação encorajando todos aqueles que sofrem de dor de cabeça contínua, tontura ou visão prejudicada mais de três dias após a vacinação a passar por uma triagem especial para aliviar o risco de desenvolver trombose e obter assistência médica oportuna.

OMS duvida da pesquisa

A notícia veio enquanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) emitia sua própria declaração sobre a segurança da vacina AstraZeneca, dizendo que a vacina ainda tinha “um perfil risco-benefício positivo”. O Comitê Consultivo Global sobre Segurança de Vacinas do órgão de vigilância da saúde da ONU analisou dados da Europa, Reino Unido e Índia, bem como seu próprio banco de dados global, e disse que não encontrou “nenhum aumento geral nas condições de coagulação” vinculadas à vacina.

A OMS também disse que não é “certo” que “eventos tromboembólicos muito raros e únicos”, como trombose do seio venoso cerebral “tenham sido causados ​​pela vacinação”.

“Uma relação causal entre esses eventos raros não foi estabelecida neste momento” , disse ele.

Noruegueses reforçam conclusões de cientistas alemães

Cientistas alemães não são os primeiros a apontar uma ligação entre a vacina AstraZeneca e a trombose. Anteriormente, conclusões semelhantes foram apresentadas por especialistas noruegueses. Ainda assim, a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) mais uma vez considerou o jab seguro e eficaz nesta quinta-feira, após uma revisão de uma semana.

A decisão fez com que algumas nações europeias, que antes suspendiam o uso da vacina, devido a preocupações com seus riscos à saúde, retomassem sua administração. A chanceler alemã, Angela Merkel, também disse na sexta-feira que “definitivamente” seria vacinada com a vacina AstraZeneca.

O chanceler se pronunciou a favor do uso da vacina russa Sputnik V no caso de sua aprovação pela UE. Se Bruxelas não fizer nenhum pedido para o jab russo após sua aprovação, Berlim poderia muito bem fazer isso por conta própria, acrescentou ela.

Foto: Divulgação

Leia também: Vacina de Oxford pode ser barrada pela União Europeia se AstraZeneca não enviar doses prometidas

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário