Brasil – Nos últimos dias, o Acre tem observado um aumento significativo no número de notificações de Covid-19, o que gerou uma onda de preocupação entre as autoridades de saúde. A maior atenção está voltada para a ocupação dos leitos de UTIs no estado, com destaque para a situação no Hospital Regional do Juruá, em Cruzeiro do Sul, referência na região.
De acordo com o painel da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), todos os 10 leitos de UTI disponíveis no Hospital Regional do Juruá estão ocupados, o que eleva o nível de alerta para os gestores de saúde. A unidade, que atende pacientes de diversas cidades do interior, tem enfrentado uma pressão crescente devido à alta demanda.
Em contraste, a situação em Rio Branco é considerada menos alarmante. No Hospital de Urgência e Emergência da Fundhacre, dos 18 leitos de UTI disponíveis, 11 estão ocupados. Já no Hospital Santa Juliana, de 20 leitos, 16 estão ocupados, o que também indica uma preocupação com o crescimento de casos.
Parâmetros da Doença no Acre
Desde o início da pandemia, o Acre registrou um total de 403.263 notificações de Covid-19, com 169.893 casos confirmados e 2.085 óbitos. Em 2024, até a 50ª Semana Epidemiológica (SE 50), que considera dados até o dia 10 de dezembro, foram confirmados 2.410 novos casos e 13 óbitos.
As autoridades de saúde continuam monitorando a evolução da doença, reforçando as medidas de prevenção e controlando a ocupação hospitalar para evitar um colapso no sistema de saúde.
Leia mais:
Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb