AGORA: Casas são incendiadas e famílias indígenas são expulsas em reintegração de posse na BR-174

Líderes acusam empresa privada de grilagem e afirmam que não foi apresentada ordem judicial
Especial Publicitário
(Foto: Arquivo Pessoal / Portal Tucumã)

Manaus (AM) – Uma operação de reintegração de posse na comunidade indígena Nova Jerusalém, no km 2 da BR-174, em Manaus, resultou em casas incendiadas e cenas de pânico entre aproximadamente 400 famílias na manhã desta quinta-feira (16).

A ação, que conta com um grande contingente de batalhões do CHOQUE e da ROCAM, deixou moradores desesperados e sem rumo, com seus móveis amontoados às margens da rodovia.

Famílias ficam desoladas

A comunidade, que ocupa a área há cerca de três anos e é formada por idosos e crianças indígenas, incluindo algumas com autismo, já enfrentava a ameaça de despejo por parte de uma empresa privada que reivindica a terra.

As famílias, no entanto, alegam que a empresa não apresentou uma ordem judicial que comprovasse o direito de despejo e denunciam a ação como suposta grilagem.

Cenário de destruição

Imagens da nossa equipe mostram a destruição e o avanço das chamas sobre as moradias, enquanto as famílias assistem à perda de seus pertences.

A situação ocorre dias após a comunidade ter celebrado o Dia das Crianças com atividades para os menores, em meio à tensão pela iminência do despejo.

A reportagem do Portal Tucumã está no local acompanhando os desdobramentos e traz novas informações em instantes.

Leia mais

Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário
Banner TCE
Manaus é Chibata