Brasil – O ator Adanilo se tornou alvo de uma polêmica nas redes sociais após sua participação no programa É de Casa, da TV Globo, no último sábado (4). Durante o programa, o amazonense se referiu à Bertholletia excelsa, popularmente conhecida como castanha-do-Pará, como “castanha-da-Amazônia”, o que gerou uma enxurrada de reções, especialmente de internautas paraenses.
Em meio a repercussão da fala, a ex-BBB Alane Dias publicou um vídeo no TikTok em que rebateu a fala do ator. “É ‘castanha-do-Pará’. Estou falando o óbvio, porque às vezes o óbvio precisa ser dito. Não é ‘castanha-do-Brasil’, não é ‘castanha-da-Amazônia’, é muito simples: P – A – R – Á”, declarou.
No antigo Twitter, a declaração do ator foi amplamente criticada. “O ator de Manaus chamando castanha do Pará de castanha da Amazônia e a apresentadora corrigindo ele kkkk como gostam de passar vergonha esses manauaras”, escreveu um internauta. Outro sugeriu que a fala seria resultado de uma rivalidade histórica entre Manaus e Belém: “Isso tudo é pra não falar PARÁ? Eu hein…”.
Apesar das críticas, também houve quem defendesse Adanilo, destacando que ele estava se referindo à Amazônia como um todo, e não apenas ao estado do Amazonas. “Ele falou da Amazônia (na qual está o estado do Amazonas e do Pará) e não do Amazonas, mesmo que o maior produtor seja mesmo o Amazonas”, escreveu um usuário.
No Instagram do ator, a discussão continuou. Muitos comentaram em suas publicações, reforçando o nome tradicional do fruto. “Maravilhoso, mas sem papo de disputa entre Belém e Manaus, mas… é castanha DO PARÁ. Beijos”, escreveu uma seguidora. Outro comentário dizia: “É do Pará, mano 😁”.
Durante o programa, a apresentadora Talita corrigiu o ator, dizendo: “A castanha da Amazônia aqui a gente chama de castanha do Pará”. Em resposta, Adanilo explicou sua posição: “É do Pará também, é da Amazônia interior. Eu ia falar, é a castanha da Amazônia, do Pará, do Brasil, chama de um monte de nome”.
A discussão reabriu o debate sobre a nomenclatura do fruto, que é tradicionalmente chamado de castanha-do-Pará devido à sua forte relação com o estado. No entanto, muitos defendem o termo “castanha-da-Amazônia” como uma forma de englobar sua origem regional mais ampla. Enquanto isso, o embate entre paraenses e amazonenses sobre a identificação cultural e territorial segue gerando repercussão nas redes.
Leia mais:
Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb