ALERTA: Chuvas fortes podem causar enchentes, ventos e raios no Amazonas, alerta Defesa Civil

Defesa Civil do Amazonas enviou um SMS à população, para reforçar a importância de redobrar os cuidados durante o período chuvoso
Especial Publicitário

Manaus (AM) – A Defesa Civil do Amazonas emitiu um alerta preventivo para esta quarta-feira (8) devido à previsão de chuvas intensas em várias regiões do estado. Segundo o comunicado, o alto volume de precipitação pode causar alagamentos, inundações, enxurradas e deslizamentos de terra, além de descargas elétricas, ventanias e queda de árvores ou postes.

O aviso, enviado via SMS à população, reforça a importância de redobrar os cuidados durante o período chuvoso. “Atenção quanto à possibilidade de chuvas intensas que podem resultar em acumulados significativos de precipitação, aumentando o risco de desastres, como deslizamentos, alagamentos, inundações e enxurradas.”

De acordo com o órgão, as chuvas intensas podem gerar grande impacto social e financeiro, além de colocar em risco a integridade física da população. Por isso, a recomendação é seguir rigorosamente as orientações das autoridades. “Mantenha a calma e siga rigorosamente as orientações da Defesa Civil e demais autoridades de sua cidade.”

Entre as medidas de autoproteção, a Defesa Civil orienta que, durante o temporal, a população feche bem portas e janelas, evite contato com a água de alagamentos — que pode estar contaminada — e não atravesse ruas alagadas, mesmo de carro, moto ou bicicleta, já que a força da água pode arrastar pessoas e veículos.

“Nunca atravesse ruas alagadas, mesmo estando de carro, moto ou bicicleta, pois a força da água poderá arrastá-lo.”

Outro cuidado importante é com ventos fortes, granizo e descargas elétricas. A recomendação é buscar abrigo em local seguro e não permanecer próximo de árvores, postes ou estruturas metálicas. “Se houver vendaval, granizo ou descargas elétricas, fique atento às recomendações para estes tipos de ameaças.”

Após o temporal, é necessário evitar contato com lama e água acumulada, desinfetar objetos e superfícies atingidas e não usar água de poços ou fontes naturais, que podem estar contaminadas. “Se a chuva alagar sua casa, lave e desinfete o chão, paredes, objetos caseiros e roupas atingidas.”

A Defesa Civil também alerta para o risco de mensagens falsas nas redes sociais, que podem gerar pânico. “Desconfie das mensagens não-oficiais divulgadas nas redes sociais. Elas podem ser falsas e causar pânico às pessoas, gerando riscos de ferimentos e morte.”

Em casos de emergência, os moradores da capital podem acionar:
193 (Corpo de Bombeiros)
199 (Defesa Civil Municipal)

Leia mais:

Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário
Banner TCE
Manaus é Chibata