Amazonas investe em infraestrutura, novos voos e capacitação para atrair mais turistas

De janeiro a abril de 2025, o estado recebeu 132.559 turistas, um crescimento de 12,92% em relação ao mesmo período de 2024
Especial Publicitário
(Foto: Janailton Falcão/Amazonastur)

Manaus (AM) – O Amazonas tem intensificado ações para ampliar o fluxo de visitantes nacionais e internacionais nos últimos meses. Dados da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) mostram que, de janeiro a abril de 2025, o estado recebeu 132.559 turistas, um crescimento de 12,92% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram registrados 117.396 visitantes.

Para alcançar esses resultados e consolidar o Amazonas como destino de ecoturismo, etnoturismo e turismo de base comunitária, o Governo do Estado, por meio da Amazonastur, informou ao Portal tucumã que tem apostado em diversas estratégias. Entre as principais ações estão a promoção nacional e internacional, com participação em feiras e campanhas institucionais, além da expansão da malha aérea, que inclui novos voos internacionais e incentivos fiscais para companhias aéreas que operam no estado.

Também estão em andamento investimentos em infraestrutura turística, como a reinauguração de Centros de Atendimento ao Turista (CATs) e entrega de terminais fluviais, além de ações de ordenamento dos atrativos e destinos para qualificar a experiência dos visitantes. Outro destaque é a capacitação de profissionais do setor, com mais de 30 cursos ofertados em parceria com o Cetam e a Sepror, com foco especial na formação de guias turísticos e inclusão social.

A temporada de cruzeiros 2024/2025 reforçou esse potencial, movimentando mais de R$ 4,6 milhões diretamente na economia local, com a passagem de 18,2 mil turistas internacionais pelo Amazonas entre novembro de 2024 e maio de 2025. Entre os destinos mais procurados pelos visitantes estão Manaus, Presidente Figueiredo, Iranduba, Novo Airão e Tabatinga, com atrativos como o Teatro Amazonas, o Encontro das Águas, trilhas na floresta, passeios de barco e visitas a comunidades indígenas.

Outros programas que têm fortalecido o setor são o +Crédito Amazonas, o Plano de Ordenamento Turístico (POT), as campanhas de sensibilização ambiental como “Nunca Toque, Observe” e o atendimento digital via Amazonas To Go. A Amazonastur também incentiva a regularização dos prestadores de serviços turísticos por meio do Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), garantindo segurança e qualidade para quem visita o estado.

Foto: Ivo Brasil/Amazonastur

Festival de Parintins

O 58º Festival de Parintins, realizado pelo Governo do Amazonas entre os dias 27 e 29 de junho, registrou recordes históricos de público e movimentação aérea. Segundo balanço apresentado na terça-feira (1º) pelo governador Wilson Lima (União), mais de 120 mil turistas visitaram a Ilha durante o evento. As operações no Aeroporto Júlio Belém também surpreenderam, somando mais de mil voos, o que representa um crescimento de 146% em relação a 2019, com média de 209 operações por dia em 2025. Além disso, 691 embarcações transportaram mais de 105 mil passageiros, aumento de 25% em comparação ao ano anterior, quando 550 barcos atracaram no município.

Outro destaque foi a Festa dos Visitantes, que bateu recorde de público, reunindo 27 mil pessoas e arrecadando aproximadamente 50 mil itens alimentícios para doação, de acordo com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. Já as apresentações dos bois Caprichoso e Garantido atraíram uma média de 18 mil pessoas por noite, consolidando o festival como o maior evento cultural do Norte do Brasil e reafirmando sua importância para o turismo, a economia e a geração de emprego e renda em Parintins e no Amazonas.

Turismo no Brasil

Entre janeiro e junho de 2025, o país recebeu 5.332.111 turistas estrangeiros – um crescimento de 48,2% em relação ao mesmo período do ano passado e o melhor resultado da série histórica para o primeiro semestre. O número representa 77,3% da meta prevista no Plano Nacional de Turismo 2024-2027 para este ano, que projeta a entrada de 6,9 milhões de visitantes internacionais. Se o ritmo for mantido, o Brasil poderá ultrapassar, já em 2025, a meta de 8,1 milhões de turistas originalmente estabelecida para 2027.

Apenas no mês de junho, 444.882 estrangeiros desembarcaram no país, um aumento de 33,8% (112.408 chegadas) na comparação com junho de 2024. Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, os números refletem o esforço integrado do governo federal e do setor turístico nacional.

Leia mais:

Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário
Banner TCE
Manaus é Chibata
plugins premium WordPress