Pesquisar
Close this search box.

‘ARROCHO’: Três PMs são presos por tráfico de drogas em Manaus

Trio se apropriava das drogas para realizar a revenda
Especial Publicitário
(Foto: Divulgação / PCAM)

Manaus (AM) – Nesta sexta-feira (21), três policiais militares, identificados como o soldado Volney Maia da Silva, o cabo Mário Lima de Souza e o cabo André Oliveira Maciel, de 34, 38 e 39 anos, foram presos suspeitos de tráfico de drogas e abuso de autoridade, em Manaus. Os PMs eram investigados após terem realizado um “arrocho” de drogas no dia 10 de janeiro deste ano.

De acordo com as investigações, os policiais tinham informações privilegiadas acerca das drogas. Eles iam até o local onde o material era entocado e se apropriavam dele, ato que é popularmente conhecido como “arrocho”. A partir daí, os militares iniciavam o processo de revenda.

(Foto: Divulgação)

O Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc), que cumpriu os mandados de prisões, também realizou buscas e apreensões nas casas dos policiais, localizadas nas zonas Sul e Leste da capital amazonense.

Os PMs permanecem presos e devem responder pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, abuso de autoridade e organização criminosa. O trio está à disposição da Justiça.

Entenda esquema de “arrocho” envolvendo PMs em Manaus

(Foto: Divulgação)

Cinco policiais militares foram presos na manhã desta sexta-feira durante a “Operação Audácia”, deflagrada pelo Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM). A operação, coordenada pela Promotoria Especializada no Controle Externo da Atividade Policial (Proceap), expôs um esquema de tráfico de drogas envolvendo os PMs. As investigações começaram após denúncias anônimas recebidas pelo disque-denúncia 181.

Quatro deles integravam o Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTRAN), enquanto os outros quatro faziam parte da 2ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom).

Segundo o promotor de Justiça Armando Gurgel Maia, titular da Proceap, as denúncias, acompanhadas de imagens, mostraram os policiais em atividades ilícitas no dia 17 de maio, na rua Ana Nogueira, localizada no bairro Educandos, zona Sul de Manaus. As denúncias e imagens foram cruciais para o avanço das investigações.

Modus Operandi do Tráfico de Drogas

As investigações revelaram dois principais modos operandi dos policiais:

  1. “Arrocho”: Os policiais usavam a força para se apropriar de drogas de traficantes e posteriormente realizar a comercialização do material.
  2. Apreensões rotineiras: Durante operações oficiais, os policiais desviavam parte da droga apreendida, enquanto o restante era apresentado formalmente, como uma forma de cobertura.

Leia mais

Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário