Atenção, brasileiros: Trump mira bebês de imigrantes com medida polêmica; entenda

Juristas dizem que mudança é ilegal e será contestada nos tribunais
Especial Publicitário
(Foto: Divulgação)

Mundo – Donald Trump ordenou que agências governamentais dos EUA não emitam mais documentação de cidadania para bebês nascidos nos Estados Unidos de pais que não estejam em situação regular no país. Essa é uma das várias ordens relacionadas à imigração que Trump assinou no Salão Oval, na noite de segunda-feira (20).

O objetivo de Trump é reinterpretar a 14ª Emenda da Constituição, que garantia a cidadania as pessoas nascidas em território americano. A mudança é considerada “ilegal” por juristas, que dizem que será rapidamente contestada nos tribunais.

A pauta em questão é defendida por grupos conservadores que acusam muitos migrantes em situação irregular de cruzar a fronteira para ter seus filhos nos Estados Unidos. A decisão impediria o Departamento de Estado de emitir passaportes e orientaria a Administração da Previdência Social a não reconhecer mais os bebês como cidadãos dos EUA.

Conforma a legislação. a ordem de Trump deve entrar em vigor nos próximos 30 dias. Em 2018 e 2019, o presidente ameaçou assinar uma ordem revogando a cidadania por nascimento, mas a ação ficou apenas no campo das ameaças.

Leia mais

Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário
Banner TCE
Manaus é Chibata
plugins premium WordPress