Avião cai no mar logo após decolar em Honduras e mata 12 pessoas

De acordo com o jornal La Prensa, das 17 pessoas a bordo, duas eram tripulantes, sendo piloto e copiloto, e 15 eram passageiros
Especial Publicitário
(Foto: Divulgação)

Mundo – Um avião caiu no mar após decolar de Roatán, Honduras, matando 12 das 17 pessoas a bordo. A aeronave, modelo Jetstream 32 da Lanhsa, teria sofrido uma falha mecânica.

Um avião caiu no mar logo depois de decolar na ilha de Roatán, em Honduras, e matou 12 pessoas. O caso aconteceu na noite desta segunda-feira, 17, e ao todo 17 pessoas estavam a bordo da aeronave. As autoridades locais confirmaram que pelos menos 12 morreram, e atuam no resgate das vítimas. As informações são do jornal La Nación.

A presidente Xiomara Castro disse que foi um “acidente lamentável” nas redes sociais.

O avião era um modelo Jetstream 32 com capacidade para 33 pessoas, e o voo era operado pela companhia aérea hondurenha Lanhsa. O voo saiu às 19h do aeroporto Juan Manuel Gálvez, em Roatán, com destino a La Ceiba. No entanto, ele não conseguiu atingir altura e potência suficientes e caiu no mar a aproximadamente um quilômetro da praia, de acordo com um relatório da polícia local, que diz que uma falha mecânica teria sido a causa do incidente.

De acordo com o jornal La Prensa, das 17 pessoas a bordo, duas eram tripulantes, sendo piloto e copiloto, e 15 eram passageiros.

Após a queda do avião, pescadores que estavam no local conseguiram resgatar cerca de cinco pessoas, que foram levadas para a terra e hospitalizadas. Entre as vítimas está o ex-deputado e cantor hondurenho Aurelio Martínez, que morreu. O parceiro dele sobreviveu. Outras seis pessoas tiveram as mortes confirmadas no hospital.

O chefe de polícia da ilha, Lisandro Muñoz, informou ao programa de televisão Hoy Mismo que o avião caiu na água logo depois de decolar, o que complicou o resgate. A aeronave teria naufragado e estaria a cerca de 50 metros de profundidade.

A mídia local afirma que entre os passageiros havia um americano, um francês, dois menores e os demais eram hondurenhos.

A presidente de Honduras, Xiomara Castro, anunciou que o Comitê de Operações de Emergência, formado pelas Forças Armadas, foi ativado, além do Corpo de Bombeiros de Honduras, a COPECO, a Polícia Nacional, o 911, a Cruz Vermelha e o Ministério da Saúde. “Eles chegaram imediatamente ao local do acidente aéreo que ocorreu a 1 km do Aeroporto Internacional de Roatán e estão ajudando incansavelmente no lamentável acidente”.

A presidente também anunciou que “os hospitais públicos de San Pedro Sula e La Ceiba já estão prontos para atender os passageiros feridos”, acrescentando: “Que Deus proteja suas vidas”.

Segundo a Agência de Aeronáutica Civil de Honduras (AHAC), “em conformidade com os protocolos estabelecidos pela aviação civil, a AHAC ativou a Comissão de Busca e Resgate (SAR) para localizar os ocupantes da aeronave”. A agência também acionou o comitê de investigação de acidentes e incidentes para apurar as possíveis causas.

Leia mais

Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário
Banner TCE
Manaus é Chibata
plugins premium WordPress