Claudia Sheinbaum faz história ao ser eleita primeira mulher presidente do México

A contagem rápida do INE indicou que Sheinbaum obteve entre 58% e 60% dos votos válidos
Especial Publicitário
(Foto: Reprodução Redes Sociais)

Mundo – A cientista e ex-prefeita da Cidade do México, Claudia Sheinbaum, foi eleita como a primeira mulher presidente do México ao vencer a eleição realizada neste domingo. A contagem rápida do Instituto Nacional Eleitoral (INE) indicou que Sheinbaum obteve entre 58% e 60% dos votos válidos, superando a segunda colocada, Xóchitl Gálvez, por uma margem de 30 a 34 pontos percentuais.

Com essa vitória, o partido de esquerda Morena, liderado pelo atual presidente e mentor político de Sheinbaum, Andrés Manuel López Obrador, continua no poder.

A contagem rápida do INE possui uma confiabilidade de 95% e estimou que entre 60% e 61% dos eleitores cadastrados participaram da votação. A oposição reconheceu a vitória de Sheinbaum, com Xóchitl Gálvez, uma senadora de centro-direita de origem indígena e principal candidata da coalizão opositora, formada pelos partidos tradicionais PAN, PRI (que governou por sete décadas até 2000) e PRD, ligando para a vencedora para parabenizá-la.

De acordo com o El País, Claudia Sheinbaum deixou seu comitê logo após o anúncio do INE, já passada a meia-noite, para celebrar sua vitória. “A diferença para a Presidência da República é de mais de 30 pontos e, mesmo considerando a menor patente, conquistamos a maioria qualificada na Câmara dos Deputados e muito provavelmente no Senado”, afirmou, sendo aplaudida.

Sheinbaum expressou sua gratidão aos mexicanos que participaram da votação e aos candidatos da oposição, que ligaram poucos minutos antes para reconhecer a derrota.

Leia mais

Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário
Banner TCE
Manaus é Chibata
plugins premium WordPress