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Com péssima estrutura e coletivos quebrados, David Almeida aumenta tarifa de ônibus

Prefeitura de Manaus anuncia novo aumento na tarifa de ônibus, enquanto a população enfrenta um transporte público sucateado e ineficiente
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Foto: Reprodução (Semcom)

MANAUS – Enquanto os manauaras enfrentam ônibus lotados, longas esperas e uma frota sucateada, o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), anunciou nesta sexta-feira (3) mais um reajuste na tarifa de ônibus, previsto para fevereiro de 2025. O aumento foi comunicado durante a entrega de 20 novos ônibus, número que pouco alivia a dura realidade enfrentada pelos usuários do transporte coletivo na capital amazonense.

Atualmente, os passageiros pagam R$ 4,50 na catraca, embora o custo real da passagem, segundo a prefeitura, seja de R$ 7,50, com R$ 3,50 subsidiados pelos cofres públicos. O novo reajuste elevará o valor integral para R$ 8,10, mas David Almeida garante que os subsídios serão “avaliados” para amenizar o impacto no bolso dos cidadãos.

“O custo da passagem será de R$ 8,10, mas continuaremos subsidiando para manter a acessibilidade. Esse reajuste é necessário para equilibrar as finanças do transporte coletivo”, declarou Almeida, justificando a medida que promete pesar ainda mais no orçamento das famílias.

O último aumento na tarifa ocorreu em maio de 2023, quando o valor subiu de R$ 3,80 para R$ 4,50. Agora, o prefeito afirma que a nova alta é imprescindível para “recompor os salários dos rodoviários” e cobrir o aumento nos custos operacionais.

Bilhões em subsídios, mas pouca melhora

Desde o início da gestão de David Almeida, os subsídios ao transporte público dispararam: de R$ 280,3 milhões em 2021 para impressionantes R$ 458,5 milhões em 2024. O valor já supera o orçamento de várias secretarias, como Meio Ambiente, Segurança e Assistência Social. No entanto, a qualidade do serviço parece ter ficado para trás.

A população segue enfrentando ônibus quebrados, atrasos crônicos e paradas sem estrutura. Nos horários de pico, os veículos lotados testam os limites de conforto e paciência dos usuários, enquanto relatos de assaltos frequentes tornam a experiência ainda mais insustentável. Apenas no primeiro semestre de 2024, foram registrados 474 assaltos em ônibus, uma média de três por dia.

Mesmo com o aumento dos repasses públicos, os problemas estruturais do transporte em Manaus parecem longe de uma solução. A entrega de 20 novos ônibus, anunciada com pompa, é pouco significativa diante da magnitude dos desafios enfrentados pelos cidadãos que dependem do transporte coletivo.

Reajuste sem garantias

A decisão de aumentar a tarifa ocorre em um momento de críticas generalizadas ao transporte público de Manaus. A promessa de “melhoria do sistema” já não convence boa parte da população, que vê os reajustes como uma solução paliativa que não aborda os problemas centrais do setor.

Apesar dos subsídios bilionários, a gestão do transporte público continua sendo alvo de descontentamento, enquanto os passageiros aguardam por mudanças concretas. Para muitos, o novo aumento parece apenas mais um custo a ser arcado, sem a garantia de um serviço digno em troca.

Com mais um reajuste no horizonte, o transporte coletivo de Manaus se mantém como um dos maiores desafios da gestão David Almeida – e, ao que tudo indica, também uma das maiores frustrações para os manauaras.

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