BRASIL – A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que, em janeiro de 2025, a bandeira tarifária será verde, o que significa que não haverá custo adicional na tarifa de energia. A medida é possível devido à redução nos custos de energia e às condições favoráveis para a geração no Brasil.
Em setembro de 2024, a Aneel havia acionado a bandeira vermelha patamar 1º pela primeira vez em mais de três anos, devido à seca histórica e ao aumento do Preço de Liquidação de Diferenças (PLD), que determinou os custos da energia.
Atualmente, o PLD está no patamar regulatório mínimo de R$ 61,07 por megawatt-hora (MWh) em todo o Sistema Interligado Nacional (SIN). A consultoria Dcide divulgou que, nas últimas semanas, os preços de referência da energia elétrica caíram pela segunda semana consecutiva.
O Banco Central já prevê uma melhora nas condições climáticas, o que deve influenciar o custo da energia. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) leva em conta fatores como a disponibilidade de água e o uso de fontes mais caras para produzir energia ao definir o custo mensal.
Desde 2015, o sistema de bandeiras tarifárias tem ajudado a equilibrar os custos para as distribuidoras de energia. Em 2024, o ano terminará com 61 acionamentos das bandeiras amarela, vermelha e a classificação de “escassez hídrica”. O maior período com a bandeira verde foi entre abril de 2022 e julho de 2023, e ela voltou em dezembro deste ano.
Leia mais
Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb