AMAZONAS – A criação da Secretaria de Proteção e Bem-Estar Animal no Amazonas tem gerado debates no cenário político do estado, com atenção voltada para a possível nomeação da deputada Joana Darc (União Brasil) para comandar a nova pasta. A parlamentar, conhecida por sua atuação em defesa da causa animal, pode assumir uma posição no primeiro escalão do governo Wilson Lima (União Brasil).
Durante a abertura do ano legislativo da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), na última segunda-feira (3), Joana Darc comentou sobre a possibilidade de assumir a secretaria. Ela mencionou a decisão do governador de criar a pasta e destacou que ainda há discussões em andamento sobre sua nomeação.
“Primeiro, dizer que eu fico extremamente feliz de saber que existe a sensibilidade do governador e o anúncio de que ele vai criar a Secretaria de Proteção dos Animais”, declarou a deputada.
Joana Darc afirmou que há chances de não ser nomeada, mas garantiu que, independentemente do resultado, continuará apoiando as iniciativas da secretaria. “Com relação ao meu nome, eu tô conversando com o governador. Existe sim a possibilidade de eu estar como secretária, como também existe a possibilidade de eu não estar. Independente de eu estar ou não, eu vou estar apoiando porque esse é o maior pleito que eu tenho hoje na causa animal”, disse.
A deputada também apresentou metas para os próximos anos, com foco em 2025. Entre as prioridades estão a consolidação da secretaria, o funcionamento do hospital público veterinário e a ampliação dos serviços de proteção animal. Além disso, Joana Darc mencionou a importância de implementar políticas públicas para apoiar protetores independentes, ONGs e pessoas que dependem de auxílio do poder público para cuidar de seus animais.
“O mais importante disso é a secretaria ser criada, é o hospital público funcionar, é a gente ampliar os serviços e fazer política pública efetiva para ajudar os protetores de animais que estão superlotados, as ONGs que estão aí também cheias de demandas, e auxiliar os animais das pessoas que não têm condições e precisam de ajuda do Poder Público. Esse será o foco desse ano do meu mandato, independente de estar na Secretaria ou não”, finalizou.
A criação da Secretaria de Proteção e Bem-Estar Animal representa uma nova estrutura governamental no Amazonas voltada para a causa animal. A possível nomeação de Joana Darc ainda depende de alinhamentos políticos e da decisão final do governador Wilson Lima. Enquanto isso, a expectativa é que a nova pasta avance nas discussões e ações relacionadas à proteção e ao bem-estar dos animais no estado.
Leia mais
Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb