‘Deus botou essa vacina em nosso caminho’, diz idosa que foi imunizada contra a Covid-19 em Manaus

A idosa Edite Alves de Souza, 84, foi imunizada com a vacina da AstraZeneca. Ela tem fé que o Amazonas vai vencer a Covid-19
Especial Publicitário
covid-19 idosa

Manaus – O Amazonas vive a segunda onda do novo coronavírus (Covid-19). Diariamente são registrados diversos casos da doença e os hospitais da capital e do interior atingiram sua capacidade máxima. Entretanto, a chegada das vacinas acende uma chama de esperança por dias melhores.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) iniciou na última sexta-feira (30) a campanha de vacinação da Covid-19 que tem os idosos como grupo prioritário. Entre as idosas que receberam o imunizante estava Edite Alves de Souza, 84, moradora do bairro Santa Etelvina, zona Norte de Manaus.

Dona Edite foi imunizada com a vacina da AstraZeneca, produzida em parceria com a Universidade de Oxford, no Centro de Treinamento do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), situado na avenida Arquiteto José Henriques B. Rodrigues, bairro Colônia Terra Nova, também na zona Norte da capital.

Ela explicou como aconteceu o processo da vacina. “Fui acompanhada com a minha família. Tinha muito carro para vacinar os idosos. Uma integrante da equipe perguntou a idade, meu nome, meu CPF e um documento com foto. Aplicaram a vacina em questão de segundos, foi rapidinho e não doeu nada. Me trataram super bem”, disse.

A idosa falou durante entrevista ao Portal Tucumã que é importante se vacinar para combater a Covid-19 e espera por dias melhores.

“Muitas pessoas dizem que a vacina causa efeitos colaterais, mas não senti nada. Se Deus quiser tudo vai melhorar, Ele colocou essa vacina em nossas vidas e vamos vencer a pandemia”, reitera.

Cuidados

Dona Edite contou que mudou sua rotina devido a pandemia da Covid-19. Ela costumava sentar em frente de sua residência e frequentava a igreja nos finais de semana.

“Tenho medo de sentar em frente da minha casa diante dessa situação. Já pedi tanto a Deus para conceder saúde àqueles que foram acometidos pela doença. O pastor da igreja que eu frequento pediu para me cuidar e ficar em casa”, falou.

A idosa explica que adotou o isolamento social para se prevenir da Covid-19. Dificilmente ela sai de casa e os filhos vão ao supermercado comprar comida e outros insumos. Edite criticou as pessoas que descumprem o decreto governamental.

O sistema drive-thru tem o objetivo de evitar aglomerações – Foto: João Viana/Semcom

Mesmo vacinada, a idosa continua mantendo os cuidados necessários, como uso de máscara, álcool em gel e isolamento social. Além disso, Edite faz consome vitaminas e remédios caseiros para fortalecer a imunidade.

Locais de vacinação

Os locais são postos, que estão funcionando entre o horário das 9h às 16h para atendimento de toda a cidade. Não há necessidade de se concentrar em um único local de vacinação. Se você mora na zona Norte e puder ir ao posto da zona Oeste, pode ir sem problema.

Aqueles idosos que chegarem a pé, de ônibus ou aplicativo, a um desses pontos de vacinação, podem procurar um dos agentes das equipes que estarão na unidade, para providenciar o retorno para casa, com conforto e segurança.

Confira os locais de vacinação:

Drive-Thru e Pontos Fixos:

Zona Norte – Pátio do Detran
Zona Sul – Estacionamento da Universidade Paulista (Unip)
Zona Oeste – Balneário do Sesc
Zona Leste – Sesi Clube do Trabalhador
Zonas Norte e Leste – Shopping Phelippe Daou

Veja a programação da campanha para os próximos dias

1ª semana

Domingo (31/01) – nascidos em maio e junho
Segunda (01/02) – nascidos em julho e agosto
Terça (02/02) – nascidos em setembro e outubro
Quarta (03/02) – nascidos em novembro e dezembro

2ª Semana

De quinta, dia 04/02, a terça, dia 09/02

Quinta (04/02) – nascidos em janeiro e fevereiro
Sexta (05/02) – nascidos em março e abril
Sábado (06/02) – nascidos em maio e junho
Domingo (07/02) – nascidos em julho e agosto
Segunda (08/02) – nascidos em setembro e outubro
Terça (09/02) – nascidos em novembro e dezembro

3ª Semana

De quarta, dia 10/02 a segunda, 15/02

Quarta (10/02) – nascidos em janeiro e fevereiro
Quinta (11/02) – nascidos em março e abril
Sexta (12/02) – nascidos em maio e junho
Sábado (13/02) – nascidos em julho e agosto
Domingo (14/02) – nascidos em setembro e outubro
Segunda (15/02) – nascidos em novembro e dezembro

Foto: João Paulo Castro/Portal Tucumã

Leia também: ‘Você se foi deixando um vazio’, diz David Assayag sobre a morte do irmão

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário
Banner TCE
Manaus é Chibata