Manaus (AM)– Um homem de 52 anos foi preso na madrugada desta quinta-feira (4) após tentar fugir para os Estados Unidos da América (EUA) descumprindo uma medida protetiva de urgência deferida em favor de sua madrasta, de 38 anos. O suspeito foi interceptado pela Polícia Federal (PF), ainda dentro da aeronave, e conduzido de volta ao Brasil para responder à ação judicial, em Manaus.
A prisão foi realizada pela Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (DECCM) Sul-Oeste, com apoio fundamental do Núcleo de Cooperação Internacional.
De acordo com as investigações, o crime ocorreu no início de agosto, quando o homem se aproximou e confrontou a vítima, violando diretamente a ordem judicial que o obrigava a manter distância.
Agressão e insistência

Segundo a delegada titular da DECCM Sul-Oeste, Priscila Orbeg, que coordenou a operação, o homem iniciou uma discussão com a vítima.
Mesmo após ser alertado de que a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) seria acionada, ele não se afastou, partindo para injúrias e tentando avançar na direção da madrasta na presença das testemunhas e dos próprios PMs.
Com base no flagrante desrespeito à medida protetiva e na gravidade do ocorrido, a Polícia Civil instaurou inquérito, ouviu testemunhas e representou pela prisão preventiva do investigado. O pedido foi deferido pela Justiça na última segunda-feira.
Veja vídeo
Fuga frustrada e cooperação internacional

Após irem até o local de trabalho do homem para cumprirem o mandado, os agentes descobriram que ele havia viajado para o exterior com destino aos EUA. Imediatamente, acionaram a Polícia Federal.
“Com o apoio do Núcleo de Cooperação Internacional da Polícia Federal, localizamos ele no Panamá. Ele foi detido no Panamá e trazido de volta ao Brasil”, explicou a delegada.
A aeronave pousou em Manaus na madrugada de quinta, onde uma equipe conjunta da PF e da Polícia Civil aguardava para efetuar a prisão.
A abordagem foi realizada dentro do avião. Os policiais se dirigiram ao assento do indivíduo, que foi informado sobre a decisão judicial e o mandado de prisão em seu nome.
Ele assinou os documentos e foi conduzido, sem o uso de algemas e acompanhado de seu advogado, para a Delegacia da Mulher do Parque 10.
Histórico criminal
A delegada destacou que o investigado não é réu primário e já responde a outros procedimentos criminais envolvendo a mesma vítima, por crimes como ameaça e injúria. Além disso, ele também tem registros de agressões contra o próprio pai, que é idoso, por vias de fato, ameaça e injúria.
“Por conta desses antecedentes, nós entendemos pela necessidade da prisão preventiva dele”, afirmou Priscila.
O homem agora está à disposição da Justiça e responderá pelos crimes cometidos.
Leia Mais
Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb






