Manaus (AM) – A inclusão digital ainda é um desafio no Brasil, especialmente em regiões remotas da Amazônia. Para mudar essa realidade, o Programa Norte Conectado está implementando uma solução inovadora: a instalação de cabos de fibra óptica submersos nos rios da região, garantindo conectividade sem necessidade de desmatamento. E para essa operação, a empresa Navegação Prates, é a responsável por desenvolver a logística desse trabalho de lançamento.
Com sede em Iranduba, às margens do Rio Negro, a Navegação Prates é uma referência no transporte aquaviário da Região Norte desde 2001. Sua frota moderna e preparada para desafios logísticos complexos tem sido fundamental para grandes projetos de infraestrutura, incluindo transporte rodoviário, fluvial, marítimo e operações de içamento com guindastes e pórticos hidráulicos.
O Norte Conectado prevê a implantação de oito infovias e 12 mil quilômetros de fibra óptica submersa, cobrindo 59 municípios nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima. Essa infraestrutura beneficiará diretamente cerca de 10 milhões de pessoas, promovendo avanços na educação, telemedicina e segurança pública. Além disso, a estratégia evita o desmatamento de 68 milhões de árvores, pois elimina a necessidade de abrir estradas ou erguer postes.

Agora, com sua expertise, a empresa desempenha um papel essencial na expansão da conectividade digital na Amazônia. “Com uma plataforma de lançamento projetada diretamente na nossa balsa, temos tudo o que precisamos para garantir que os cabos sejam lançados com precisão e segurança. A Navegação Prates orgulha-se de fazer parte desse projeto que conecta a Amazônia ao futuro”, destacou a empresa em suas redes sociais.
Com a expansão da infraestrutura digital, estudantes terão acesso a conteúdos educacionais online, comunidades isoladas poderão contar com atendimento médico remoto, e setores como defesa e justiça se beneficiarão da melhoria na comunicação. “Essa obra é essencial para levar internet para pessoas que vivem em locais de difícil acesso e com pouca cobertura das operadoras”, afirmou o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.
Nos últimos anos, a Navegação Prates tem se destacado pelo desenvolvimento de soluções logísticas personalizadas, utilizando empurradores e balsas para o transporte de cargas. Sua atuação no Norte Conectado reafirma seu compromisso com o desenvolvimento regional e a sustentabilidade.
Leia mais:
Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb