Enem 2025: Gabaritos e cadernos de questões do primeiro dia de provas já está disponível; Saiba como consultar

Participantes já podem conferir os materiais do primeiro dia de exame; segundo dia ocorre neste domingo (16) em todo o Brasil;
Especial Publicitário
(Foto: Reprodução)

Brasil – O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), disponibilizou nesta quinta-feira (13) os gabaritos e os cadernos de questões do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2025.

O material, referente às avaliações de linguagens, ciências humanas e a redação, aplicadas no último domingo (09), já está acessível no portal do Inep, organizado por dia de aplicação, cor e tipo de caderno.

A agilidade na divulgação permite que os participantes consultem o desempenho preliminar muito antes do que nas edições anteriores, marcando uma nova rotina de transparência no exame.

Acessibilidade

A publicação também inclui as versões adaptadas das provas para garantir acessibilidade. Estão disponíveis os cadernos compatíveis com o leitor de tela NonVisual Desktop Access (NVDA), software que transforma o conteúdo textual em áudio.

Além disso, os materiais podem ser baixados e acessados com o suporte do Dosvox, programa que se comunica com o usuário por meio de síntese de voz, assegurando que pessoas com deficiência visual tenham igualdade no acesso às informações.

Segundo Domingo de Prova

A maratona de avaliações segue no próximo domingo (16), quando os participantes farão as questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

Os portões abrem às 12h e fecham às 13h, no horário de Brasília. O início da aplicação está marcado para as 13h30, com término às 18h30.

Reaplicação do Exame

O Inep também detalhou as regras para a reaplicação do exame. Os participantes de cidades afetadas por desastres naturais, assim como aqueles que faltaram devido a problemas logísticos ou por doenças infectocontagiosas (conforme previsto no edital), terão direito a fazer a prova em novas datas.

A reaplicação está agendada para os dias 16 e 17 de dezembro. O pedido deve ser formalizado na Página do Participante, no período de 17 a 21 de novembro, até as 12h (horário de Brasília).

Com informaçõe do Ministério da Educação (MEC)*

Leia Mais

Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário
Banner TCE
Manaus é Chibata