MUNDO – Cinco anos após a pandemia de Covid-19, a China está enfrentando um aumento de casos de metapneumovírus humano (HMPV), em meio ao inverno asiático, que já costuma registrar mais infecções respiratórias. Em dezembro, o país estabeleceu um sistema de monitoramento para pneumonia de origem desconhecida, o que permitiu detectar o aumento do HMPV, especialmente nas províncias do norte, entre crianças com menos de 14 anos.
Além do HMPV, o surto inclui infecções causadas pela gripe A, Mycoplasma pneumoniae e o coronavírus. Imagens de hospitais lotados foram compartilhadas nas redes sociais, gerando preocupação, mas até o momento, não houve declarações oficiais por parte do governo chinês ou da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a ocorrência de uma nova epidemia.
Sobre o HMPV
O metapneumovírus humano é um vírus respiratório que causa infecções leves, semelhantes às de um resfriado comum. Identificado em 2001, o vírus faz parte da família Pneumoviridae, a mesma que inclui o vírus sincicial respiratório (VSR), sarampo e caxumba. O HMPV é mais comum no inverno e início da primavera, e afeta principalmente crianças, idosos e pessoas com sistema imunológico enfraquecido, que têm maior risco de desenvolver complicações.
O vírus é transmitido por gotículas respiratórias expelidas quando pessoas infectadas tossem ou espirram, além de superfícies contaminadas que podem ser tocadas e levar o patógeno aos olhos, nariz ou boca. Ambientes fechados e com alta concentração de pessoas favorecem a propagação do vírus.
Medidas na China
A falta de uma vacina específica e o contexto do inverno, período comum para o aumento da gripe, contribuíram para a disseminação do vírus na China. A alta densidade populacional nas cidades também pode ter facilitado a propagação.
As autoridades chinesas adotaram medidas semelhantes às utilizadas durante a pandemia de Covid-19, como o uso de máscaras, distanciamento social e a desinfecção de espaços públicos. Também foi recomendada a evitação de grandes aglomerações e a manutenção de rigorosas práticas de higiene.
Leia mais
Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb