Manaus (AM) – A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado do Amazonas (Arsepam) iniciou, na quinta-feira (30), uma ação especial de monitoramento do transporte intermunicipal de passageiros. A iniciativa, denominada Operação Viagem Segura – Dia do Trabalhador, ocorre até 3 de maio e abrange os sistemas rodoviário e hidroviário.
A mobilização concentra esforços em pontos estratégicos de saída da capital amazonense, com foco na verificação da legalidade dos serviços e na segurança dos passageiros. A previsão é de realização de aproximadamente 450 abordagens, sendo cerca de 250 no transporte fluvial, com acompanhamento estimado de 6 mil usuários, e outras 200 no transporte terrestre, alcançando aproximadamente 5 mil pessoas.

O diretor-presidente da Arsepam, Ricardo lasmar, destacou a importância da operação durante o período de maior fluxo. “Nos feriados prolongados, reforçamos nossas ações para garantir que a população viaje com segurança e dentro das normas. Nosso compromisso é assegurar um serviço regular e de qualidade, protegendo os passageiros e coibindo irregularidades”, afirmou.
Durante o período, as equipes técnicas realizam inspeções detalhadas que incluem análise de documentos obrigatórios, avaliação das condições operacionais de veículos e embarcações, fiscalização de tarifas e verificação da regularidade dos serviços prestados.
No transporte rodoviário, as ações estão distribuídas em locais como o Terminal Rodoviário Engenheiro Huascar Angelim, no bairro Flores; a Barreira de Fiscalização Estadual, situada nas rodovias AM-010 e BR-174, no bairro Santa Etelvina; a barreira da avenida das Flores, no Lago Azul; além de pontos após a Ponte Jornalista Phelippe Daou, em Iranduba, e no Terminal Rodoviário de Itacoatiara.

Já no modal hidroviário, as fiscalizações ocorrem no Porto de Manaus, incluindo a área da Manaus Moderna, no centro da cidade, além do Porto da Ceasa e do Porto de São Raimundo.
Leia mais:






