Brasil – O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta sexta-feira (20), durante um café da manhã com jornalistas em Brasília, que não se vê como candidato à Presidência da República nas eleições de 2026. Segundo o ministro, o candidato natural para o pleito seria o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tem condições de disputar a reeleição com força.
“Não da para antecipar cenário [eleitoral] no Brasil. Acredito que o presidente Lula tem todas condições de chegar competitivo em 2026, estando atento ao que precisa ser feito”, disse o ministro Haddad.
Em 2018, Haddad concorreu à Presidência pelo Partido dos Trabalhadores (PT) após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indeferir a candidatura de Lula devido à operação Lava Jato. O cenário atual, no entanto, parece afastar o ministro de um novo ingresso na disputa presidencial. Ele acredita que a discussão sobre 2026 ainda é prematura e que o foco agora deve ser em fortalecer a gestão de Lula.
Haddad também destacou que o momento exige cautela, dado o cenário político e econômico do país. Apesar de ser uma figura importante do governo, o ministro reforçou que seu foco está em sua atual função, como chefe da Fazenda, e que não planeja se envolver em uma corrida presidencial tão cedo.
Leia mais
Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb