Brasília (DF) – Um incêndio em uma fileira de banheiros químicos formou uma alta coluna de fumaça preta na Esplanada dos Ministérios nesta terça-feira (9), em meio ao esquema de segurança reforçado para o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal (STF).
O Corpo de Bombeiros controlou as chamas e não houve vítimas.
De acordo com as informações das forças de segurança, o fogo atingiu entre seis e dez cabines, instaladas no gramado em frente ao Museu Nacional, a menos de dois quilômetros do prédio do Supremo.
(Foto: Reprodução)
O incêndio foi registrado por volta das 11h30 e totalmente debelado pela Polícia Militar por volta do meio-dia.
Em declarações à imprensa no local, o secretário executivo de Segurança Pública do DF, Alexandre Rabelo Patury, afirmou que a hipótese mais provável é de incêndio criminoso.
“É provável que o incêndio tenha sido provocado, já que os banheiros químicos ficam ao ar livre e com acesso aberto”, disse Patury.
(Foto: Divulgação)
A Polícia Civil fará perícia no local para apurar a causa exata do fogo, com o apoio de imagens de câmeras de segurança da região.
Os banheiros são de propriedade da empresa R8, que os disponibilizou para o desfile de 7 de setembro. De acordo com funcionários da empresa, ouvidos pela reportagem, cada unidade tem um valor de pelo menos R$ 4 mil.
“Nunca vimos pegar fogo assim”, comentou um colaborador. No total, a R8 e outras empresas forneceram 250 banheiros químicos para o evento da Independência.
(Foto: Divulgação)
O episódio ocorreu em uma manhã de tensão na capital federal, com a Esplanada sob forte esquema de policiamento, incluindo o fechamento da Praça dos Três Poderes e uso de drones de monitoramento, para garantir a segurança durante o julgamento no STF, que trata de acusações de tentativa de golpe de Estado contra Bolsonaro e outros sete réus.
A Polícia Militar informou que as chamas foram completamente apagadas e que aguarda o laudo pericial para dar andamento às investigações.