Um Inquérito Civil (IC) instaurado pelo Ministério Público Federal (MPF) pretende investigar supostas ilegalidades praticadas pela Direção da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) em processo seletivo de professores para o Instituto de Ciências Naturais de Benjamin Constant, regido pelo edital n. 93/2017.
A informação consta no Diário Eletrônico do MPF publicado nesta terça-feira (19). O documento é assinado pelo procurador da República Bruno Silva Domingos.
Com a publicação, o procurador resolveu converter a notícia de fato em inquérito civil, por conta do esgotamento do prazo de tramitação dos autos, bem como a necessidade de obter informações e mais elementos de prova por parte da Ufam.
De acordo com o procurador, existe o relato de que teria havido a reabertura imotivada de inscrições para candidatos, o que poderia configurar o favorecimento indevido de alguns deles.
Com o inquérito, o procurador resolveu determinar que sejam cumpridas as diligências buscando elementos de prova que devem ser requisitados perante a Universidade Federal do Amazonas.
Por Henderson Martins