Circula nas redes sociais uma mensagem que diz que o “Japão retirou a Rede Globo do ar após 22 anos, alegando que a emissora é um mau exemplo para suas futuras gerações”. É #FAKE.
O Japão não retirou a Globo do ar, como diz a
. A decisão de deixar de transmitir o sinal no Japão foi da própria Globo, e em 2019.
Segundo a emissora, que fez, inclusive, um anúncio oficial naquele ano, a decisão foi tomada como parte de um movimento de mudança e de novos modelos de negócios.
Na época, a IPCTV, afiliada da Globo no Japão, anunciou a intenção de não mais transmitir o sinal para todo o país ao fim do mês de março. Segundo a IPC World, dona da emissora, a decisão foi do Grupo Globo. Ela foi amplamente divulgada pelos meios de comunicação.
Em um dos trechos do anúncio, é deixado claro o motivo: “Podemos dizer com orgulho que cumprimos com nosso objetivo até hoje. Agora, passamos o bastão para a internet, que realiza a função de continuarmos antenados com que acontece lá do outro lado do planeta”.
A mensagem falsa tem sido reciclada e voltado a ser compartilhada com frequência nas redes sociais, mas já foi alvo de várias checagens em 2019. Agência Lupa, Boatos e E-farsas, por exemplo, desmentiram o boato.