MUNDO – O deputado federal Mario Frias (PL-SP) voltou a atacar o setor cultural ao criticar a vitória da atriz Fernanda Torres no Globo de Ouro, realizada nesta segunda-feira (06). A atriz venceu na categoria “Melhor Atriz em Filme de Drama” por sua atuação em Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles. Frias classificou a premiação como “autopromoção da elite artística global” e desqualificou o impacto da conquista no cenário internacional.
Em postagens no X (antigo Twitter), Frias afirmou que a vitória da atriz não deveria ser celebrada como uma conquista nacional, associando a obra a “militantes radicais da esquerda”.
“Isso aí não é uma vitória do Brasil, as pessoas costumam confundir a autopromoção da elite artística global com conquista da nação”, escreveu o parlamentar.
Ainda Estou Aqui aborda a história de Eunice Paiva, vivida por Fernanda Torres. O filme narra a trajetória da esposa do ex-deputado Rubens Paiva, morto durante a ditadura militar, e mãe do escritor Marcelo Rubens Paiva, autor do livro que inspirou o longa. Apesar de o filme ter sido sucesso de crítica e público, Frias reiterou seu discurso, classificando a obra como um instrumento de “distorção histórica”.
“Um filme que visa distrair o imaginário popular com os perigos de uma ditadura inexistente enquanto essas mesmas pessoas defendem e dão sustentação à ditadura real que está por aí prendendo mãe de família e idosos”, afirmou.
Críticas à Direita Moderada
O parlamentar também mirou políticos de direita que parabenizaram Fernanda Torres pela conquista, chamando-os de hipócritas e acusando-os de buscar aprovação da “elite esquerdista brasileira”.
“Todos os políticos da ‘direita’ que estão dando parabéns a Fernanda Torres […] estão apenas emulando falso virtuosismo, tentando passar uma aura de moderação”, escreveu Frias.
Um Discurso Repetitivo
A postura de Mario Frias, marcada por críticas frequentes à classe artística, revela uma abordagem cada vez mais polarizadora, com pouca abertura para reconhecer conquistas nacionais em contextos globais. A vitória de Fernanda Torres é um marco para o cinema brasileiro, mas, para o deputado, prevalece o tom combativo que ignora o impacto cultural e econômico de premiações como o Globo de Ouro.
Fernanda Torres ainda não comentou as declarações.
Leia mais
Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb