Manaus (AM) – Os alunos das escolas estaduais de tempo integral Bilíngue Djalma da Cunha Batista e Profª Jacimar da Silva Gama tiveram uma aula diferente e inesquecível: uma verdadeira imersão na cultura japonesa com ninguém menos que o mestre Kamari Maeda, referência internacional na arte da caligrafia japonesa, o Shodô.

Em turnê pelo Brasil para celebrar os 130 anos de amizade entre Brasil e Japão, Maeda fez sua primeira parada em Manaus e encantou os estudantes com demonstrações ao vivo de sua arte, ensinando como tinta, pincel e papel podem transmitir sentimentos como equilíbrio, harmonia e serenidade.
“Esses alunos vão escrever um Kanji, vão aprender um pouco como funciona a arte do Shodô, e também assistir a uma apresentação do Maeda”, explicou a professora Bruna Paiva, que leciona a disciplina de Língua Japonesa.

Para os alunos, a visita foi uma experiência única. Adriano de Amorim, do 7º ano, estava radiante: “Eu achei um evento incrível! Conhecemos as artes que ele faz, é muito bonito e mostra a essência da cultura japonesa.”
Já Flora Seixas, também do 7º ano, ficou animada por perceber que o japonês já não é um bicho de sete cabeças: “Nós conseguimos entender algumas coisas que ele falou. Achei muito boa essa oportunidade!”

Ao final da oficina, Kamari fez uma apresentação na quadra da escola e escreveu a palavra “sonho” no chão com tinta preta. “Se os alunos começarem a aprender Shodô, eles também vão se encantar com o Japão. Quando eu voltar, vou contar sobre Manaus para outros japoneses”, disse o artista, emocionado.

Leia mais:
Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb