Manaus (AM) – Uma moradora da rua Tobias Barbosa, bairro Morro da Liberdade, na zona Sul de Manaus, registrou um Boletim de Ocorrência no 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP) contra a concessionária Amazonas Energia, após ter o fornecimento de energia elétrica interrompido duas vezes em menos de uma semana, mesmo afirmando estar com todas as contas em dia.
Segundo a denúncia, a primeira interrupção ocorreu na última segunda-feira (23), por volta do meio-dia. A moradora relatou que sofre de transtornos de ansiedade e estava em crise no momento em que dois técnicos da concessionária chegaram à residência alegando que fariam uma inspeção. O medidor de energia fica na parte interna da casa, e a consumidora informou que já está providenciando a transferência do equipamento para a parte externa.
“Eu disse que não ia abrir a porta porque não estava em condições de conversar. Eles disseram que iam chamar o supervisor. Quando percebi, estavam cortando meu cabo de energia, sem eu estar devendo nada”, afirmou em entrevista ao Portal Tucumã. Ela só teve o fornecimento restabelecido por volta das 23h daquele mesmo dia.
No entanto, na tarde desta quarta-feira (25), por volta das 17h, a energia foi cortada novamente. Desta vez, segundo ela, os mesmos técnicos retornaram sem aviso, não bateram na porta e desligaram o fornecimento mais uma vez. “Eles saíram rindo da minha cara”, denunciou a moradora.
A justificativa dada pela equipe da concessionária foi de que o cabo de ligação estaria oferecendo risco à residência e à vizinhança. A mulher, no entanto, questiona o motivo de a primeira equipe não ter mencionado esse suposto risco. Além disso, ela destaca que vive com a mãe, que é hipertensa, diabética e tem mobilidade reduzida, além do filho de 22 anos. “E se minha mãe cai no escuro, bate a cabeça e morre? Quem vai se responsabilizar por isso?”, desabafou.
Posicionamento da Amazonas Energia
Procurada pela reportagem, a Amazonas Energia informou que enviou uma nota à consumidora na manhã desta quarta-feira, via rede social, esclarecendo os motivos da suspensão. Segundo a concessionária, a unidade consumidora foi identificada com desvio de energia em duas fases no ramal de ligação, o que configura ligação irregular. A empresa afirma que possui fotos e evidências registradas em seu sistema.
Durante a inspeção, a equipe técnica teria seguido todos os protocolos de segurança e constatado risco iminente, resultando na suspensão do fornecimento diretamente no poste. A moradora teria sido notificada a regularizar o padrão de entrada, conforme determinações legais da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), e os artigos 155 e 171 do Código Penal, que tratam de furto e estelionato.
Ainda segundo a nota, o medidor de energia deve estar em local de livre acesso, e não pode haver impedimentos físicos ou recusas que dificultem a leitura, inspeção ou manutenção por parte da distribuidora.
A Amazonas Energia afirmou atuar com base na legislação vigente e reforçou o compromisso com a segurança, a transparência e o combate às perdas de energia, que afetam todos os consumidores.
VEJA A ENTREVISTA:
Leia mais:
Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb