MANAUS – Há meses, dois grandes buracos têm gerado preocupação na Rua Belo Horizonte, no bairro Compensa, Zona Oeste de Manaus. Para tentar minimizar o perigo e alertar motoristas e pedestres, moradores colocaram eletrodomésticos abandonados, uma geladeira e um fogão, cobrindo as crateras. No entanto, essa medida improvisada tem agravado ainda mais a situação, transformando o local em uma armadilha perigosa, principalmente à noite, quando a visibilidade é reduzida.
Os buracos, causados pela deterioração da via, estão localizados em um ponto de grande circulação, tanto de veículos quanto de pedestres. Moradores relatam que, apesar de diversas notificações enviadas à Defesa Civil e à Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), nenhuma providência efetiva foi tomada até o momento. “Estamos há dias nessa situação e ninguém vem para resolver. É um perigo, principalmente para quem passa a pé ou de moto. Ontem, por exemplo, quase houve um acidente”,contou uma moradora para a equipe de reportagem.
A situação se agrava com as chuvas, quando os buracos ficam cobertos pela água, criando ainda mais perigos. Durante a noite, a falta de iluminação e a água encobrindo as crateras aumentam consideravelmente o risco de acidentes. “Quem passa à noite, com a rua escura, não consegue perceber os buracos. E quando está chovendo, tudo fica invisível, é um perigo constante”, destacou uma motociclista.
Falta de Material e Intervenção Urgente
Em busca de uma solução, os moradores procuraram a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), mas não receberam um posicionamento claro. Segundo um agente da SEMINF, a unidade localizada na sede da Compensa está com falta de material para realizar os reparos, situação que tem impactado diretamente a solução dos problemas da região, apesar de a Seminf Oeste estar a poucas ruas de distância.
Enquanto isso, condutores que passam pela Rua Belo Horizonte afirmam que os buracos têm causado diversos acidentes, especialmente à noite, quando a visibilidade é comprometida. “De noite é mais perigoso, pois as pessoas não conseguem ver direito. Já vi vários motoristas tentando desviar dos buracos e quase batendo. Esse risco precisa ser resolvido logo”, relatou um condutor que frequentemente passa pela via.
A cobrança por uma solução urgente por parte da Prefeitura de Manaus tem sido constante. Para os moradores, a situação já ultrapassou o limite do tolerável. “Já tentaram resolver com esses eletrodomésticos, mas isso não é uma solução. Precisamos de reparos reais e urgentes na rua. Estamos vivendo com medo todos os dias”, afirmou outro morador da região.
A Prefeitura de Manaus ainda não se manifestou oficialmente sobre o caso, mas os moradores continuam aguardando uma resposta concreta. A expectativa é de que as autoridades tomem as devidas providências para garantir a segurança de todos que circulam pela Rua Belo Horizonte e evitem que os buracos se tornem ainda mais um risco iminente à vida da comunidade.
Enquanto isso, os moradores seguem com a esperança de que a situação seja resolvida de forma definitiva e que a rua, que representa um ponto de risco diário, seja reparada com a urgência que o caso exige.
Leia mais
Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb






