MUNDO – Jean-Marie Le Pen, fundador e ex-líder do partido francês Frente Nacional, faleceu nesta terça-feira (7), aos 96 anos, em um hospital na região de Paris, onde estava internado há várias semanas. A informação foi confirmada pela família, que divulgou um comunicado à agência France Presse.
“Jean-Marie Le Pen, rodeado por sua família e amigos, faleceu às 12h (8h no horário de Brasília) desta terça-feira”, informou a família na nota.
Le Pen teve uma carreira política de mais de cinquenta anos. Iniciou sua trajetória parlamentar em 1956 e se manteve ativo até sua aposentadoria da política em 2019. Em 2002, chegou ao segundo turno das eleições presidenciais, onde foi derrotado por Jacques Chirac.
Após a saída de Le Pen da liderança, sua filha, Marine Le Pen, assumiu o comando do partido. Nos anos seguintes, o partido passou por mudanças, incluindo a alteração de seu nome para Rassemblement National (Reunião Nacional). Com essas modificações, o partido se consolidou como uma das principais forças políticas da França.
Jean-Marie Le Pen foi uma figura central na política da extrema-direita francesa ao longo das últimas décadas, com um legado que perdura até os dias atuais.
Leia mais:
Macron garante que resultado das eleições na França será respeitado
O Palácio do Eliseu, residência oficial da presidência da república da França, emitiu um comunicado neste domingo (7) em que o presidente Emmanuel Macron promete respeitar o resultado das eleições legislativas antecipadas que aconteceram no país.
Projeções já indicam a vitória da aliança de esquerda Nova Frente Popular. O bloco do presidente Macron ficou em segundo lugar e o de extrema direita Reagrupamento Nacional (RN), representado por Marine Le Pen, ficou em terceiro, segundo a projeção.
Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb