Manaus (AM) – Nesta quinta-feira (17), o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) reuniu representantes de seis órgãos municipais e estaduais para discutir a criação de um fluxograma que facilitará o atendimento a pessoas com deficiência (PCDs) e outras em situação de vulnerabilidade. O encontro contou com a participação de secretarias de Saúde (SES-AM), Assistência Social (Seas) e Justiça e Direitos Humanos (Sejusc), além de órgãos municipais de saúde e assistência social, como Semsa e Semasc, e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
O fluxograma será utilizado para orientar servidores que atendem diretamente a população, garantindo que os cidadãos sejam encaminhados corretamente aos serviços de que precisam, sem ter que recorrer a múltiplas portas. “Queremos desburocratizar o processo para que o atendimento seja mais eficiente e menos frustrante”, afirmou o promotor de Justiça Vitor Moreira da Fonseca, da 42ª Promotoria de Direitos Humanos, Pessoa Idosa e Pessoa com Deficiência.
O processo de criação do fluxograma já está em fase avançada, após quase um ano de reuniões. A próxima etapa será a implementação de um sistema de dados na plataforma Power BI, previsto para dezembro, que centralizará as informações dos serviços oferecidos. A iniciativa será apresentada formalmente à sociedade em janeiro de 2024.
Benefícios do fluxograma
Para Eliana de Paula, coordenadora da Saúde da População em Situação de Rua da SES-AM, a iniciativa é essencial para melhorar a articulação entre os órgãos. “Quando essas pessoas chegam ao pronto-atendimento, geralmente estão em situações críticas. O fluxograma ajudará os profissionais a saberem exatamente para onde direcioná-las”, explicou.
Márcia Helena Braga, chefe de Divisão de Média Complexidade da Semasc, reforçou que o fluxograma promoverá um trabalho integrado entre os diferentes órgãos, fortalecendo a assistência social. “A rede de apoio não pode atuar isoladamente. Esse fluxograma vai garantir que a atuação seja intersetorial e eficiente”, concluiu.
Com o lançamento previsto para janeiro, o fluxograma promete otimizar os serviços e tornar o atendimento mais rápido e assertivo, beneficiando especialmente as populações mais vulneráveis.
Leia mais:
Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb