Nem só de samba vive a Reino Unido da Liberdade

O instituto foi fundado em 1982, um projeto paralelo da Reino Unido da Liberdade. Atualmente conta com, aproximadamente, 700 alunos.
Especial Publicitário
Reino Unido da Liberdade
Reino Unido da Liberdade

Foto: Divulgação/Reino do Amanhã

O bairro Morro da Liberdade, na zona Sul de Manaus, é reconhecido por ser o berço da escola de samba Reino Unido da Liberdade. Quando chega o período de carnaval a folia toma conta do lugar e o sentimento de união prevalece dentro da agremiação.

Entretanto, nem só de folia vive o Morro da Liberdade, em paralelo com a escola de samba, existe um projeto social que tem a missão de ensinar a valorização da cultura popular e o direito do cidadão, principalmente com as crianças: O Instituto Reino do Amanhã.

A instituição foi criada em 1982 pelo ex-presidente da Reino Unido da Liberdade, Jairo de Paula Beira-Mar. Na época, o Reino do Amanhã tinha o objetivo de formar ritmistas, passistas, intérpretes e o conjunto de harmonia que compõe uma escola de samba.

Com o tempo a escola foi ampliando sua visão e passou a oferecer um trabalho social para os moradores do Morro da Liberdade. De acordo com o vice-presidente da Reino Unido da Liberdade, João Tomé, o instituto funciona o ano todinho e conta com ajuda de profissionais voluntários.

“A gente trabalho o ano todinho, não só na época de carnaval. Temos salas de aulas instaladas na quadra da escola e contamos com a participação de profissionais voluntários. Nós trabalhamos com muito amor e dedicação. Hoje o Reino do Amanhã conta com, aproximadamente, 700 alunos”, disse João Tomé.

Ritmista-mirim do instituto. Foto: Divulgação/Reino do Amanhã

A diretora do Instituto Reino do Amanhã, Andréa Castelo, diz que “é muito gratificante trabalhar com crianças talentosas”.

Da base para o profissional

Desde a sua fundação, em 1982, o Instituto Reino do Amanhã já revelou diversos talentos para o carnaval manauara, um deles foi o Aldenir Benacon, ou popularmente conhecido como Nica, atual mestre de bateria da Reino Unido da Liberdade.

Mestre Nica (de camisa verde) junto com a bateria. Foto: Reprodução/Facebook

Segundo Nica, ser aluno do Instituto Reino do Amanhã foi um momento especial e ele agradece por todo aprendizado.

“Fui um dos primeiros alunos do instituto, foi uma experiência maravilhosa e agradeço a todos que passaram na minha vida. Graças ao Reino do Amanhã que hoje sou mestre de bateria da escola que tanto amo”, disse Nica.

Para 2020

Atual campeã do carnaval manauara, a Reino Unido da Liberdade vai defender o enredo ‘Turismo’ na premissa de valorizar os cartões-postais do Amazonas, destacando cultura, raízes e tradições para conquistar seu quinto título seguido, ou seja, tornar-se pentacampeã do Grupo Especial.

Confira o samba enredo da escola

Por João Paulo Castro

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário
Banner TCE
Manaus é Chibata
plugins premium WordPress