Tapauá (AM) – Durante ação da Operação Tamoiotatá V, o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) identificou, na quinta-feira (26), um esquema de criação ilegal de gado no interior da Floresta Estadual de Tapauá, localizada a 449 quilômetros de Manaus. A fiscalização teve como alvo áreas embargadas e serrarias situadas na zona de amortecimento da Unidade de Conservação, nas proximidades do quilômetro 150 da BR-319.
Ao todo, foram lavrados quatro autos de infração, totalizando R$ 930,5 mil em multas. A equipe percorreu 350 quilômetros de estrada e apreendeu equipamentos utilizados nas atividades irregulares, incluindo quatro motosserras, duas roçadeiras e uma escavadeira hidráulica avaliada em R$ 250 mil. Duas motocicletas abandonadas também foram inutilizadas no local.
Durante a fiscalização, os agentes ambientais localizaram um acampamento improvisado com estrutura para abrigar até dez pessoas, utilizado como base para construção de cercas e currais. Segundo o Ipaam, há indícios de atuação de grupos criminosos organizados que utilizam notas fiscais e guias de transporte animal (GTAs) falsas para manter ilegalmente cerca de mil cabeças de gado na reserva estadual.

“Essa é uma situação que ultrapassa os crimes ambientais. Estamos lidando com uma operação organizada, de grande escala, que utiliza documentação falsa para burlar a fiscalização e ocupar ilegalmente uma reserva do Estado. O Ipaam já recomendou ações conjuntas com outros órgãos para a retirada do gado e responsabilização dos envolvidos”, afirmou o diretor-presidente do Instituto, Gustavo Picanço.
Além dos autos por criação ilegal de gado, foram aplicadas multas por descumprimento de embargos e por dificultar a regeneração natural da floresta. Os responsáveis têm 20 dias para pagar as multas ou apresentar defesa, conforme o Decreto Federal nº 6.514/08.
Diante da gravidade do caso, o Ipaam articula, com apoio do Ministério Público do Amazonas, Polícia Militar, Polícia Civil, Adaf, Sema e outros órgãos, uma operação integrada para retirada dos animais, desmonte da infraestrutura ilegal e recuperação das áreas degradadas.
A Operação Tamoiotatá é uma força-tarefa do Governo do Amazonas para combater o desmatamento ilegal e as queimadas, especialmente na região Sul do estado.
Veja mais fotos:



Leia mais:
Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrba