Coari (AM) – A Polícia Civil do Amazonas deflagrou, na quinta-feira (12), a Operação Tentáculos, uma das maiores ações contra o crime organizado no interior do estado. A operação resultou na prisão de 25 pessoas, entre elas Arnaldo Júnior Guimarães Mitouso, conhecido como “Bigode” ou “Rei dos Piratas”, filho do ex-prefeito de Coari, Arnaldo Mitouso. Ele é apontado como um dos líderes de uma organização criminosa envolvida em tráfico de drogas, pirataria fluvial, lavagem de dinheiro e homicídios.
De acordo com o delegado José Barradas, titular da Delegacia de Coari, responsável pela operação, “Bigode” usava sua influência política e poder financeiro para comandar uma rede que atuava no Médio Solimões, com ramificações em Manaus e Tefé. A organização era altamente estruturada, contando com:
- Financiadores do tráfico e da pirataria;
- Distribuidores de drogas (conhecidos como “boqueiros”);
- Pistoleiros e informantes infiltrados na sociedade;
- Funcionários públicos suspeitos de auxiliar o esquema.
Durante as buscas na operação, foram apreendidos um carro blindado de luxo, dinheiro em espécie, celulares, armas, drones e entorpecentes. Os drones eram usados para monitorar a aproximação de policiais.
VEJA
A investigação, que durou dez meses, revelou que o grupo interceptava carregamentos de drogas de facções rivais nos rios da região, abastecendo rotas para o Sul e Sudeste do país. A organização também ameaçou assassinar um policial militar do 5º Batalhão, segundo provas coletadas.
“Essa operação é um duro golpe na criminalidade de Coari. Eram crimes que afetavam desde crianças nas escolas até a segurança pública, com homicídios e roubos”, declarou Barradas.
A Tentáculos mobilizou mais de 80 policiais de unidades como o Denarc, Core-AM e Delegacia Fluvial (Deflu), cumprindo 36 mandados de prisão e 45 de busca e apreensão. Os presos já tinham passagem por tráfico e outros crimes.
Leia mais
Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb