Manaus (AM) – Na noite dessa sexta-feira (3) e madrugada de sábado (4), o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), em parceria com diversas forças de segurança do estado, realizou a Operação Rolezinho nas zonas Leste e Sul de Manaus. A ação teve como objetivo desarticular aglomerações de motociclistas que promovem desordem viária, colocam a população em risco e contrariam o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Durante a operação, 325 veículos foram abordados, entre motocicletas e carros de passeio. Destes, 32 motocicletas foram apreendidas, além de 13 sem placas de identificação e seis veículos de passeio com irregularidades.
O diretor-presidente do Detran-AM, Wendell Waughan, destacou a importância da operação:
“Aquelas pessoas que se aglomeram para promover baderna no trânsito de Manaus, utilizando motocicletas com adulterações e descargas livres, estão sendo coibidas para garantir maior segurança viária.”
Blitz e apreensões
A operação teve início na avenida Alphaville, zona Leste, um ponto conhecido por aglomerações em frente às adegas. No local, foram identificadas motocicletas com chassi adulterado e condutores sob efeito de álcool. Em seguida, a equipe se deslocou para o bairro Japiim, zona Sul, onde desarticulou um rolezinho que seria organizado após uma festa de aniversário, conforme denúncia anônima.
Entre as irregularidades registradas, destacam-se:
- 21 condutores sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
- 19 motoristas sem equipamentos de segurança;
- 10 casos de alcoolemia;
- 15 permissões para condução de veículos por pessoas sem CNH.
Operação integrada
O coronel Algenor Teixeira, da Secretaria Executiva Adjunta de Operações (Seaop), ressaltou o trabalho conjunto das forças de segurança:
“Estamos unidos para combater os rolezinhos e levar mais segurança para o Amazonas.”
Já o delegado Divanilson Cavalcanti, da Secretaria Executiva de Inteligência (Seai), afirmou que os dados coletados serão usados para identificar organizadores e participantes dessas ações.
Por sua vez, o delegado-geral adjunto da Polícia Civil, Guilherme Torres, destacou a gravidade da prática:
“Além de colocar vidas em risco, é um problema de segurança e saúde pública. Todo o sistema de segurança está unido para combater essas atividades.”
A Operação Rolezinho reafirma o compromisso das forças de segurança em garantir a ordem pública e prevenir ações criminosas nas vias de Manaus.
Leia mais
Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb