Manaus (AM) – A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) e a Polícia Militar (PMAM), divulgará nesta segunda-feira (08) o balanço geral da Operação Shamar referente ao mês de agosto.
A iniciativa, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), resultou na prisão de 297 pessoas em Manaus e no interior do estado, com o objetivo de combater crimes praticados contra mulheres.
A operação visa fortalecer medidas ostensivas, repressivas e preventivas para coibir a violência de gênero. Os números detalhados mostram o impacto das ações em todo o estado.

Na capital, as forças de segurança efetuaram 112 prisões, sendo uma combinação de mandados de prisão cumpridos e flagrantes realizados.
Além das prisões, o trabalho policial resultou na solicitação de 741 Medidas Protetivas de Urgência (MPUs), instrumento crucial para garantir a segurança imediata das vítimas.

Outro dado significativo foi a instauração de 1.045 Inquéritos Policiais (IPs), que darão andamento aos processos judiciais.
No interior, o resultado foi ainda maior em número de detenções, totalizando 185 prisões. Desse total, 52 foram decorrentes do cumprimento de mandados, 131 de prisões em flagrante e duas foram apreensões de adolescentes atuando em atos infracionais análogos aos crimes.
Ferramenta de Denúncia

Um marco importante no período da operação foi o lançamento, no dia 8 de agosto, da Delegacia Virtual da Mulher (DVM).
A ferramenta digital tem como objetivo facilitar e agilizar o registro de denúncias e a solicitação de medidas protetivas, oferecendo um canal discreto e acessível para vítimas que buscam ajuda.
Leia Mais
Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb






