Palmeiras rebate manifesto pelo fim do gramado sintético: ‘Críticas rasas e sem base científica

O movimento, intitulado "Não Ao Gramado Sintético", ganhou apoio de atletas como Neymar, Gabigol e Lucas Moura
Especial Publicitário
Foto: Rebeca Reis/Ag. Paulistão

Brasil – Um grupo de jogadores da elite do futebol brasileiro deu início a uma campanha contra o uso de gramado sintético nos estádios. O movimento, intitulado “Não Ao Gramado Sintético”, ganhou apoio de atletas como Neymar, Gabigol e Lucas Moura, que utilizaram as redes sociais para expressar preocupação com o uso desse tipo de piso.

“Preocupante ver o rumo que o futebol brasileiro está tomando”, afirmam os jogadores na campanha.

O Palmeiras, um dos clubes que adotam o gramado artificial, respondeu à mobilização e defendeu o uso do material no Allianz Parque. Em nota oficial, o clube afirmou que o relvado é seguro e passa por inspeções anuais desde sua implementação em 2020, garantindo que o piso siga os padrões de um campo natural em ótimas condições.

“Não há comprovação científica de que o risco de lesão em campos artificiais seja maior do que em campos naturais. Pelo contrário: recente estudo publicado pela revista ‘The Lancet Discovery Science’ aponta que a incidência de contusões em gramados artificiais é inferior à de lesões em campos naturais”, destacou o Palmeiras.

O clube paulista também ressaltou que diversos levantamentos da imprensa indicam um baixo número de lesões entre seus jogadores nos últimos cinco anos. Apesar de reconhecer a importância do debate, o Alviverde criticou a abordagem da campanha liderada pelos atletas.

“O clube respeita a opinião dos atletas que manifestaram preferência por campos de grama natural e considera urgente o debate sobre a qualidade dos gramados do futebol brasileiro; este problema, contudo, não será solucionado com críticas rasas e sem base científica”, reforçou o Palmeiras em sua manifestação.

A polêmica sobre o uso de gramado sintético no futebol brasileiro segue dividindo opiniões, com jogadores e clubes defendendo diferentes perspectivas sobre os impactos do piso artificial na segurança e desempenho dos atletas.

Leia mais:

Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário
Banner TCE
Manaus é Chibata
plugins premium WordPress