Manaus (AM) – Após a repercussão negativa com a declaração sobre a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, o senador Plínio Valério (PSDB) foi eleito o “Perdedor da Semana”, por um dos jornais mais influentes do País. Toda semana, a Folha de S. Paulo escolhe o vencedor e o perdedor na política brasileira.
A escolha foi publicada na editoria de painel do jornal on-line, que mostra os bastidores de política.


Entenda
O senador pelo amazonas foi duramente criticado, após um vídeo do parlamentar viralizar com uma declaração considerada machista e misógina contra a ministra. A fala do senador foi durante evento em Manaus, em que Plínio foi um dos homenageados.
Após a repercussão, nove deputadas federais ingressaram com uma representação no Conselho de Ética do Senado pedindo a cassação do senador. Plínio Valério também foi repreendido pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União).
“O senador Plínio Valério não poderia, em um evento, falar que acompanhou uma audiência pública de uma ministra de Estado por 6 horas e que não sabia como não enforcou a ministra Marina Silva […] E da mesma maneira que eu trato todos os senadores com imparcialidade, lealdade, carinho e atenção, eu precisava fazer essa manifestação”, disse.
Em resposta, Plínio disse que a repreensão de Alcolumbre no plenário “pegou mal pra cacete”, e que não se arrepende do que falou sobre a ministra.
“Foi brincadeira. Se você perguntar ‘você faria de novo’? Não. Mas [se] ‘se arrepende’? Não. Foi uma brincadeira. […] Eu não excedi, eu brinquei, talvez, fora da hora. Mas não me excedi. Eu passei seis horas e 10 minutos tratando [a ministra] com decência, como merece toda mulher”, disse.
Leia também:
Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb