Brasil – Atenção, eleitor! Neste sábado (26) se encerra o prazo para baixar o aplicativo e-Título, a plataforma oficial da Justiça Eleitoral que oferece uma versão digital do título de eleitor. Este é o último dia para garantir o download ou atualização do app, já que, a partir de domingo (27), ele estará indisponível nas lojas virtuais, incluindo a Play Store e a App Store. Isso significa que o aplicativo não poderá ser baixado nem atualizado no dia do segundo turno das eleições municipais de 2024, que acontece neste domingo.
O e-Título traz dados essenciais para o eleitor: nome completo, filiação, zona eleitoral, situação cadastral, além de permitir a emissão das certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais. A plataforma ainda possibilita a justificativa da ausência no dia da votação, tanto no próprio dia, caso o eleitor esteja fora do seu domicílio eleitoral, quanto após as eleições.
Como usar o e-Título para votar
Disponível para Android (versão 6.0 ou superior) e iOS (versão 13 ou superior), o aplicativo exige o preenchimento de dados pessoais e uma validação das informações após o download. Para quem já realizou o cadastramento biométrico, o e-Título pode ser usado como documento de identificação no dia da votação, desde que contenha fotografia. Caso o app não apresente a foto, será necessário levar um documento oficial com foto para identificação no local de votação.
O cadastramento biométrico, vale lembrar, foi encerrado antes das eleições e só poderá ser retomado a partir de 5 de novembro.
Eleições municipais – O segundo turno
No domingo, o segundo turno definirá prefeitos em 51 municípios, incluindo 15 capitais. A votação será realizada das 8h às 17h no horário de Brasília. O prazo para justificar a ausência no segundo turno, caso o eleitor esteja impossibilitado de comparecer, também poderá ser realizado pelo e-Título, desde que o app tenha sido baixado antes deste sábado.
Leia mais
Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb