Procura por testes de Covid-19 dispara em Manaus com chegada de vírus chinês

Acre enfrenta aumento de casos
Especial Publicitário
(Foto: Reprodução/Pexels/CDC)

Manaus (AM) – A busca por testes de Covid-19 nas redes de farmácias de Manaus cresceu 205% apenas na primeira quinzena de janeiro de 2025. O aumento reflete o crescimento sazonal de doenças respiratórias durante o chamado “inverno amazônico”, período de chuvas intensas na região, e a apreensão da população com a chegada do vírus chinês MHPV, que já está circulando pelo Brasil.

De acordo com dados da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), o estado registrou 455 casos confirmados de Covid-19 em janeiro, o que representa um aumento de 405% em relação a dezembro de 2024, quando foram notificados apenas 90 casos.

Medo de uma nova onda

O cenário tem gerado preocupação entre os manauaras. O aumento nos casos de Covid-19, somado ao temor de que o vírus MHPV provoque uma nova crise sanitária, fez com que muitas pessoas corressem às farmácias para realizar testes e reforçassem os cuidados preventivos, como o uso de máscaras e a higienização frequente das mãos.

“A alta procura por testes mostra que a população está mais alerta aos sintomas gripais e respiratórios. Com o avanço de novos vírus pelo país, as pessoas estão buscando respostas rápidas para descartar ou confirmar diagnósticos”, explicou um farmacêutico de uma rede local.

Novo vírus

Apesar do aumento expressivo nos casos de Covid-19, as autoridades sanitárias reforçam que não há motivo para pânico. Contudo, a chegada do MHPV — apontado como um vírus de alto contágio e sintomas severos — acendeu o alerta.

Com as chuvas intensas e a umidade alta típicas do “inverno amazônico”, o Amazonas historicamente registra aumento de doenças respiratórias. A soma desse cenário com os números crescentes de Covid-19 reforça a necessidade de cuidados redobrados por parte da população.

Além dos testes, a vacinação contra a Covid-19 segue disponível nos postos de saúde de Manaus. As autoridades de saúde pedem que as pessoas completem o esquema vacinal para reduzir os impactos de uma eventual nova onda da doença.

O que fazer se tiver sintomas?

Caso apresente febre, tosse, cansaço ou outros sintomas respiratórios, a orientação é realizar o teste o quanto antes, seja em farmácias, unidades básicas de saúde ou laboratórios. Em caso de confirmação, é importante seguir as orientações médicas e cumprir o período de isolamento necessário para evitar a transmissão.

O Portal Tucumã segue acompanhando a situação e trará atualizações sobre a Covid-19 e o vírus MHPV no estado.

Leia mais

Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWr

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário
Banner TCE
Manaus é Chibata
plugins premium WordPress