Saiba os nomes cotados para concorrer ao governo do Amazonas em 2026

A disputa pelo governo do Amazonas em 2026 dependerá, portanto, das alianças e rupturas que poderão ocorrer.
Especial Publicitário
(Foto: Edição/Tucumã)

Manaus (AM) – A corrida pelo governo do Amazonas em 2026 já começa a ser desenhada, com possíveis candidaturas que podem remodelar o tabuleiro político do estado. Entre os nomes cotados, destaca-se o senador Omar Aziz (PSD), o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), a ex-secretária Maria do Carmo (Novo) e o deputado estadual Tadeu de Souza (União). Cada um deles representa forças políticas distintas, com alianças e estratégias por se desenrolar ao longo dos meses que antecedem.

Nas eleições municipais de 2024, David Almeida, que busca a reeleição como prefeito de Manaus, conta com o apoio de Omar Aziz. No entanto, caso David decida entrar na disputa pelo governo estadual em 2026, essa parceria pode se transformar em rivalidade, tornando a eleição imprevisível. Omar, com forte influência nos bastidores da política amazonense, pode buscar um caminho alternativo caso seu aliado decida disputar o cargo estadual.

Do outro lado, o campo bolsonarista se articula com a possível candidatura de Maria do Carmo, ex-candidata a vice-prefeita ao lado de Alberto Neto (PL) e nome próximo ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Além dela, o atual vice-governador, Tadeu de Souza, deve assumir o governo caso Wilson Lima (União) deixe o cargo para concorrer ao Senado. Essa movimentação pode consolidar um palanque de direita forte no Amazonas, trazendo o apoio de Bolsonaro como fator considerado decisivo na campanha.

A disputa pelo governo do Amazonas em 2026 dependerá, portanto, das alianças e rupturas que poderão ocorrer. Se David Almeida resolver concorrer, pode se tornar um dos favoritos, mas precisará romper sua aliança com Omar Aziz. Já a direita bolsonarista tenta se fortalecer para impedir um retorno da influência de Omar ao governo estadual.

“Em 2026, estarei com quem estiver comigo em 2024. Usarei do princípio de reciprocidade. Reafirmo que, não serei candidato a governador em 2026. Simples assim”, afirmou o então candidato a reeleição, em agosto de 2024.

Leia mais:

Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário
Banner TCE
Manaus é Chibata
plugins premium WordPress