Manaus (AM) – O Sistema Paredão apresentou nesta terça-feira (16) os resultados do programa, conjunto de tecnologias de vigilância e monitoramento que tem sido a espinha dorsal da política de segurança pública do Amazonas.
O anúncio, feito durante coletiva de imprensa, destacou a instalação de novos totens com câmeras de reconhecimento facial e a integração de câmeras de leitura de placas em viaturas policiais recentemente entregues.
O Paredão é uma das principais frentes do programa Amazonas Mais Seguro, que desde 2019 vem destinando investimentos para o fortalecimento da estrutura das forças de segurança estaduais.

O governador do estado, Wilson Lima (União Brasil) foi acompanhado pelo secretário de Segurança Pública do Estado (SSP-AM), coronel Vinícius, pelo comandante da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), coronel Klinger, e pelo comandante do Corpo de Bombeiros do Amazonas (CBMAM), coronel Muniz, além de representantes do setor produtivo.
Como funciona o Sistema Paredão

Em sua explanação, Lima detalhou o funcionamento do sistema:
- Leitura de Placas: Implantado em 2021, o sistema conta com 650 câmeras fixas estrategicamente posicionadas em vias de Manaus. Além disso, mais de 400 viaturas foram equipadas com câmeras móveis de leitura de placas nas entregas de julho e agosto. Quando um veículo roubado ou envolvido em crime é identificado, um alerta é disparado automaticamente tanto no Centro de Comando e Controle (CCC) quanto na viatura mais próxima.
- Reconhecimento Facial: O estado está em processo de instalação de totens com reconhecimento facial para identificar foragidos da justiça. Já foram instalados 172 totens, com previsão de chegar a mais de 250, equipados com mais de 600 câmeras. Eles estão sendo posicionados em áreas de grande movimentação, como o centro comercial da cidade.
Parceria com o setor privado
O estado vai disponibilizar a tecnologia para que empreendedores, como farmácias, shoppings e condomínios, integrem suas câmeras de segurança ao sistema.
Um termo de cooperação com empresas de segurança eletrônica homologadas será disponibilizado no site da Secretaria de Segurança ainda nesta terça, permitindo que estabelecimentos privados adquiram e instalem os equipamentos a um custo acessível, ampliando significativamente a rede de vigilância.
Resultados expressivos na redução de crimes

Os números apresentados mostram quedas significativas nos índices criminais:
- Roubo de Veículos: Em 14 anos, a queda foi de 85%. Em 2021, foram registrados 5.900 roubos ou furtos de veículos. Em 2024, esse número caiu para 846. A previsão para 2025 é uma redução adicional de 23%.
- Homicídios: De janeiro a agosto de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024, houve uma redução de 28% nos homicídios no estado. A taxa de homicídios por 100 mil habitantes, que chegou a 35 (1.464 mortes) em seu pico, deve fechar 2025 em 17, patamar similar ao de 2005. Manaus registra uma queda de 38% a 42% no período.
- Outros Crimes: Também foram registradas quedas em latrocínio (roubo seguido de morte, -42%), roubo de celulares (-25%), roubo a pedestres (-22%), roubo a estabelecimentos comerciais (-15,9%) e roubos em transporte coletivo (-59%). Um dado destacado foi que, de janeiro a agosto, apenas um caso de roubo de carga foi registrado no Distrito Industrial, contra mais de 200 no ano anterior.
Recuperação de veículos e prisões

Dos 1.013 veículos recuperados em 2025, mais de 500 tiveram o auxílio do Paredão. Apenas com as novas câmeras instaladas nas viaturas em agosto, 30 veículos já foram recuperados.
O sistema de reconhecimento facial, por sua vez, já resultou no cumprimento de 35 mandados de prisão.
Reforço para o final de ano
Para garantir a segurança durante os períodos de maior movimento, como Black Friday e festas de fim de ano, mais de 500 novos policiais que estão em curso de formação serão incorporados ao patrulhamento já em novembro.
“Quando a gente faz esse investimento em tecnologia e começa a diminuir os índices de homicídio, de roubo de celular, de roubo e furtos a ônibus, isso traz uma tranquilidade para as famílias. Isso é a certeza de que o cidadão vai sair de casa para o trabalho e a família vai poder voltar em paz para casa”, afirmou Wilson Lima.
Leia Mais
Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb






