Pesquisar
Close this search box.

Startup promove robótica educacional nas comunidades de Manaus

A primeira ‘parada’ aconteceu no Centro Educacional Soldados de Cristo (CESC), na zona leste de Manaus.
Especial Publicitário
(Foto: Divulgação)

Manaus/AM – Democratizar o acesso à educação tecnológica de qualidade é a principal missão do fundador da startup amazonense EduMaker Brasil, Jhony Abreu, com sua iniciativa de levar robótica educacional e cultura maker para áreas de comunidades periféricas em Manaus. Para cumprir esse propósito, o empreendedor e pedagogo amazonense deu início este ano a um projeto de expansão que foca na consolidação de parcerias escolares e na implementação de novos programas. A primeira ‘parada’ aconteceu no Centro Educacional Soldados de Cristo (CESC), na zona leste de Manaus.

A escola recebeu um clube de robótica destinado tanto para ensinar os alunos a construírem e programarem robôs quanto para inspirá-los a se tornarem solucionadores de problemas criativos e pensadores críticos. Inicialmente, 90 alunos do ensino fundamental (1.º ao 5.º ano) já foram impactados pelo projeto. “A instituição existe há oito anos e foi escolhida para maximizar o impacto social do nosso programa. O projeto foi implementado na Zona Leste por ser uma área onde eu cresci, marcando um retorno às minhas raízes com o objetivo de impactar positivamente a comunidade local. A parceria com o CESC é um vibrante exemplo de como a inovação e a tecnologia podem transformar a educação em comunidades periféricas”, pontua Jhony.

Além do Centro Educacional, a EduMaker expandiu sua parceria para várias outras escolas em Manaus, refletindo o compromisso de abranger uma diversidade geográfica e socioeconômica. Segundo o pedagogo, o modelo da startup é fundamental para integrar a aprendizagem STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics, na sigla em inglês, que prevê a integração de conhecimentos de Artes, Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). “Encoraja não apenas o conhecimento técnico como também o desenvolvimento de habilidades como trabalho em equipe, criatividade e resolução de problemas, componentes essenciais no currículo moderno”, salienta.

Para a parceria, a EduMaker leva um pacote que inclui kits de robótica da LEGO®️ Education, tablets para programação e uma variedade de materiais da cultura maker, bem como apresenta um currículo que combina teoria e muita prática, permitindo aos alunos construir, programar e testar seus próprios projetos robóticos. “As reações são extremamente positivas. Professores e alunos se mostram entusiasmados com as possibilidades abertas pelo programa, especialmente pela maneira como as aulas de robótica tornam o aprendizado mais dinâmico e interativo”, detalha Jhony.

Expansão

A EduMaker iniciou suas atividades com a visão clara de transformar a educação por meio da tecnologia, especialmente em áreas menos favorecidas. Após o início no bairro Cidade de Deus, na zona Leste de Manaus, o sucesso das iniciativas e a qualidade do ensino oferecido pela EduMaker ganharam reconhecimento, permitindo que a empresa desenvolvesse um plano de expansão para outras zonas de Manaus. “A expansão para as zonas norte e sul reflete não apenas o crescimento da startup, mas também seu compromisso em abranger uma ampla diversidade geográfica e socioeconômica, garantindo que mais estudantes tenham acesso à educação inovadora em robótica”, observa o empreendedor amazonense.

Conforme Jhony, o objetivo da startup é proporcionar uma educação inovadora e inclusiva que prepare os jovens para os desafios do século XXI, equipando-os com habilidades tecnológicas e um mindset de crescimento e inovação. “Estamos planejando expandir nossa oferta de cursos, incluir mais competições de robótica e aumentar nossa presença em escolas em toda a região da zona leste e norte, com o objetivo de alcançar ainda mais estudantes”.

Leia mais

Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário