VEJA: Incêndio em balsas de combustível ameaça explodir no Rio Amazonas, em Manaus

Tentativa de roubo de carga é apontada como causa do fogo, que coloca área de 200 metros em risco de mega explosão.
Especial Publicitário
(Foto: Reprodução)

Manaus (AM) – Um incêndio de grandes proporções mobiliza o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) na manhã desta quinta-feira (9) no Rio Amazonas, próximo à Comunidade Costa do Jatuarana, na zona rural de Manaus. O fogo consome pelo menos três balsas, duas delas carregadas com aproximadamente 700 mil litros de combustível, criando um cenário de alto risco com possibilidade de uma mega explosão.

De acordo com informações iniciais, o incêndio teve início durante uma ação criminosa de piratas do rio.

O grupo teria interceptado as balsas que transportavam os combustíveis, 500 mil litros de gasolina e 200 mil litros de diesel , rendido os tripulantes e os trancado em um camarote.

Enquanto os criminosos tentavam transferir a carga para uma terceira balsa, o fogo começou.

Veja vídeo

Fuga em meio às chamas

Assustados com as chamas, os suspeitos abandonaram as embarcações. Do outro lado, os tripulantes, presos no camarote, perceberam o incêndio, conseguiram arrombar a porta e se libertar.

Para escapar, eles liberaram o “empurrador” principal (uma embarcação de apoio usada para manobrar as balsas) e nele conseguiram fugir do local em chamas.

Risco de explosão e operação de combate

O Corpo de Bombeiros foi acionado e trabalha no local para controlar as chamas. A situação, no entanto, é considerada extremamente perigosa devido ao enorme volume de combustível inflamável.

Os militares estimam que uma eventual explosão das balsas poderia ter um alcance destrutivo de até 200 metros ao redor.

A prioridade das equipes é isolar a área para garantir a segurança de outras embarcações e comunidades próximas, enquanto tenta resfriar os tanques para evitar uma tragédia de maiores proporções.

O tráfego fluvial no trecho do rio onde ocorre o incêndio está parcial ou totalmente comprometido. As operações continuam e as causas e circunstâncias exatas do incidente serão apuradas pelas autoridades competentes.

O Portal Tucumã acompanha os desdobramentos do caso

Leia Mais

Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário
Banner TCE
Manaus é Chibata