Veja momento que papa canoniza Carlo Acutis, primeiro santo ‘millennial’

Carlo morreu em 2006, aos 15 anos, vítima de leucemia
Especial Publicitário
(Foto: Reprodução)

Mundo – Em uma cerimônia histórica na Praça de São Pedro, no Vaticano, o Papa Leão XIV canonizou neste domingo (7) o jovem italiano Carlo Acutis, morto em 2006 aos 15 anos vítima de leucemia.

Ele se torna o primeiro santo da geração millennial – um “influenciador de Deus” que usou a internet para evangelizar e agora é elevado ao mesmo patamar de figuras como São Francisco de Assis e Santa Teresa de Calcutá.

Veja canonização de Carlo Acutis

Vestindo jeans, tênis Nike e uma blusa casual, roupa em que está sepultado, Carlo é representado como um jovem moderno que soube unir fé e tecnologia.

A canonização de Carlo Acutis, originalmente marcada para abril, foi adiada após a morte do Papa Francisco e tornou-se o primeiro grande ato do pontificado de Leão XIV, eleito em maio.

Quem foi o “influenciador de Deus”?

Nascido em Londres e criado em Milão em uma família rica, Carlo aprendeu sozinho linguagens de programação para criar sites católicos e divulgar milagres eucarísticos.

Sua mãe, Antonia Salzano, contou que ele tinha consciência dos perigos da internet e limitava o uso de videogames a uma hora por semana. “Carlo é uma mensagem de esperança. Ele mostrou que a rede pode ser usada para o bem”, disse ela.

Os milagres que o tornaram santo

A canonização só foi possível após a comprovação de dois milagres atribuídos a Acutis:

  • A cura de uma criança em Campo Grande (MS), Brasil, em 2020, após o avô tocar as roupas do jovem expostas em uma paróquia;
  • Um segundo milagre, reconhecido pelo Papa Francisco em maio de 2025, envolvendo uma cura clinicamente inexplicável.

O túmulo de Carlo Acutis em Assis, Itália, atrai peregrinos do mundo todo – quase 1 milhão em 2024 – e pode ser visitado online por uma webcam 24h. Seu santuário oficial em Malvern, Pensilvânia (EUA), tornou-se ponto de peregrinação para jovens católicos.

“Este rapaz foi genial. Sua vida nos incentiva a usar a tecnologia com propósito divino”, declarou Dom Domenico Sorrentino, bispo de Assis.

Com a canonização, Carlo Acutis é oficialmente declarado padroeiro da internet e modelo para as novas gerações – que agora têm um santo que fala sua linguagem.

Leia mais

Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário
Banner TCE
Manaus é Chibata