VEJA: Vídeos mostram ataque russo que devastou Kiev neste domingo (7)

Este é o maior ataque russo desde o início da guerra
Especial Publicitário
(Foto: Reprodução)

Mundo – A capital ucraniana, Kiev, foi alvo do maior ataque aéreo russo desde o início da guerra na madrugada deste domingo (7). Mais de 800 drones e mísseis foram lançados contra a cidade, resultando em pelo menos três mortes, incluindo uma mãe e seu bebê de três meses, e 18 feridos, segundo autoridades locais.

Vídeos registrados por câmeras de segurança e por cidadãos mostram edifícios em chamas, explosões sequenciais e o desespero de civis em abrigos antiaéreos.

Veja as cenas chocantes do ataque

Nas imagens, é possível ver destroços de drones atingindo prédios residenciais de quatro andares nos distritos de Sviatoshynskyi e Darnytskyi e um incêndio de grandes proporções no último andar de um edifício administrativo no distrito de Pechersk, área que concentra gabinetes ministeriais e que, até então, havia sido poupada.

A Força Aérea Ucraniana afirmou que abateu 747 drones e quatro mísseis, mas pelo menos nove mísseis e 56 ataques com drones atingiram 37 locais diferentes em todo o país. “Foi o maior ataque russo com drones desde o início da invasão”, declarou o porta-voz Yuriy Ihnat à Associated Press.

O ataque massivo ocorre em um momento crítico: líderes europeus pressionavam Vladimir Putin para negociar o fim da guerra; 26 aliados da Ucrânia prometeram enviar tropas como “força de segurança” pós-conflito; O presidente Volodymyr Zelensky rejeitou uma proposta de reunião presencial em Moscou no sábado (6), afirmando que “Putin pode vir a Kiev se quiser paz de verdade”.

A escalada violenta com o último ataque sinaliza uma resposta de Moscou às movimentações diplomáticas e uma tentativa de desgastar a resistência ucraniana antes do inverno.

Além das três mortes confirmadas em Kiev, dezenas de famílias perderam suas casas. O prefeito Vitali Klitschko pediu calma e reforçou a necessidade de doações de sangue e suprimentos médicos. A comunidade internacional já condenou o ataque, e a ONU deve se reunir em caráter de urgência nesta segunda-feira (8).

Leia mais

Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário
Banner TCE
Manaus é Chibata