Mundo – Um poderoso terremoto de magnitude 7.7 graus sacudiu o norte de Mianmar nas primeiras horas desta sexta-feira (28), com efeitos devastadores que se estenderam até a Tailândia e China. O tremor, seguido por um segundo abalo de 6.4 graus minutos depois, provocou o desabamento de edifícios, deixando dezenas de mortos e centenas de feridos. Na Tailândia, mais de 40 operários estão desaparecidos sob os escombros de um prédio em construção que desmoronou na capital, Bangcoc.
O Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS) informou que o epicentro do tremor foi localizado a 16 quilômetros da cidade de Sagaing, em Mianmar, a uma profundidade de 10 quilômetros. O terremoto ocorreu por volta das 12h50 no horário local (3h20 em Brasília) e durou aproximadamente 30 segundos, segundo relatos de testemunhas.
VEJA
Os efeitos do terremoto foram sentidos com intensidade em Bangcoc, a quase 1.000 quilômetros do epicentro. As autoridades tailandesas decretaram estado de emergência após o colapso de um edifício em construção de mais de 30 andares, onde pelo menos 43 operários estão presos nos escombros. Equipes de resgate trabalham contra o tempo para localizar sobreviventes.
O USGS emitiu um alerta para possíveis réplicas nas próximas horas, o que aumenta o risco de novos desabamentos. Autoridades locais pedem que a população evite áreas com estruturas danificadas e fique atenta a atualizações oficiais.
Leia mais
Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb