Manaus (AM) – Na manhã desta quinta-feira (07), cenas inusitadas causam truculência no centro de Manaus, agentes da Guarda Municipal usam spray de pimenta contra comerciantes irregulares, gerando confusão com as pessoas presentes no local.
Em vídeo, correria e confusão são registradas durante a dissipação, com aplicação de spray de pimenta nas pessoas presentes. É possível ver nas cenas, um homem sentado no chão agozinado e pessoas em desespero gritando.
Os trabalhadores tentaram invadir e quebrar a barreira feita pelos guardas, mas foram impedidos. Um dos ambulantes, um idoso, chegou a ser atingido com o spray e ficou caído no chão.
Segundo um dos trabalhadores que registrava a ação, os agentes foram treinados para atacarem os trabalhadores que estão na região, sendo uma grande covardia.
E em mais registros, é possível ver os guardas correndo com armamentos em mãos, considerado um absurdo para os ambulantes.
Veja vídeo
Operação faz parte de dissipação do comércio irregular para o Sou Manaus Passo a Paço
A ação foi realizada durante operação “Mutirão no Bairro”, iniciativa anunciada pelo prefeito David Almeida (Avante) para revitalizar o Centro, incluindo preparativos para o evento “Passo a Paço 2025.” Com objetivo de fiscalizar o comércio e a venda irregular na região.
O executivo municipal está com projeto de armamento da guarda, o que tem gerado polêmica.
Guarda Municipal emite nota dizendo que não houve agressão
Em nota, a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg) afirma que prestou apoio operacional a uma ação integrada de fiscalização contra o comércio irregular de alimentos em área pública da cidade, Com participação da Visa Manaus, que indentificou venda de produtos fora a validade.
(Foto: Divulgação Semseg)
Ainda em nota, A atuação da Guarda Municipal de Manaus foi focada exclusivamente na preservação da segurança dos agentes fiscais e no ordenamento do espaço público. E que até o momento, não houve agressão por parte dos agentes.
Durante a operação, três agentes foram agredidos com pedras arremessadas por ambulantes que reagiram de forma violenta à fiscalização. Os servidores foram atendidos e passam bem.