Brasil – Alexandre Araújo Brandão, 33 anos, conhecido como “Xuruca do Japiim” e apontado como um dos líderes do Comando Vermelho (CV) em Manaus, foi morto a tiros na noite de quinta-feira (10) no bairro Campeche, em Florianópolis, Santa Catarina. Ele foi atingido por diversos disparos enquanto carregava uma criança de 1 ano e 8 meses no colo.
De acordo com a Polícia Militar, o atirador se passou por morador de um condomínio, se aproximou de Xuruca e efetuou os tiros. Imagens de câmeras de segurança mostram o criminoso tentando correr com a criança, mas sendo alcançado e baleado novamente. A criança também foi ferida e levada para um hospital – seu estado de saúde não foi divulgado.
Veja momento que “xuruca” é assassinado
O suspeito fugiu em um carro, posteriormente localizado e recolhido para perícia no bairro Agronômica. Xuruca já havia sobrevivido a um atentado em julho de 2025, quando foi baleado nas pernas dentro de sua Land Rover, avaliada em R$ 500 mil, no bairro Japiim, em Manaus. Na ocasião, ele chegou a revidar os tiros.
Membro do Conselho Permanente do CV, Xuruca respondia a mais de 12 processos por crimes como homicídio, tráfico de drogas, violência doméstica, lavagem de dinheiro e tráfico de armas. Em 2024, foi preso em flagrante em Florianópolis, onde residia, e era investigado pela Polícia Federal por comandar uma organização criminosa com atuação no Amazonas e ramificações no Rio de Janeiro.
O Portal Tucumã acompanha os desdobramentos do caso de perto e mais informações serão divulgadas a medida que estiverem disponíveis.
Leia mais
Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb






