Brasília (DF) – Condenada a dez anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) anunciou que deixou o Brasil e está na Europa, onde, segundo ela, realiza um tratamento médico. A parlamentar afirmou, em uma live transmitida por suas redes sociais, que pretende pedir licença do mandato, o que gerou reações políticas e jurídicas no Congresso.
“Queria anunciar que estou fora do Brasil já faz alguns dias, eu vim a princípio buscando tratamento médico que eu já fazia aqui e agora eu vou pedir para que eu possa me afastar do cargo”, declarou Zambelli. A deputada comparou sua situação à do colega Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que também se licenciou do cargo no início de 2025.
Zambelli foi condenada no último dia 18 de maio pela 1ª Turma do STF por envolvimento na invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Além da pena de prisão, os ministros determinaram a perda automática de seu mandato parlamentar, decisão que contou com a chancela da Mesa Diretora da Câmara. No entanto, deputados da Casa avaliam que apenas o plenário da Câmara pode deliberar sobre a cassação definitiva, o que abre espaço para disputa política.
Destino incerto e redes transferidas à família
A defesa da deputada afirmou que não sabe seu paradeiro exato, apenas que ela está fora do país. Publicamente, Zambelli afirma estar na Europa.
Em nota divulgada nesta semana, Zambelli também anunciou que transferiu oficialmente a titularidade de suas redes sociais para sua mãe, Rita Zambelli, a quem chamou de “herdeira política”. Rita será pré-candidata a deputada federal em 2026, enquanto o filho da parlamentar, João Zambelli, pretende se candidatar a vereador por São Paulo em 2028.
Zambelli justificou a transferência das redes como uma forma de evitar censura e manter seu legado político, caso seja declarada inelegível.
Apesar de ser considerada um incômodo por Jair Bolsonaro, que a culpa pelo mau desempenho eleitoral de 2022, a deputada ainda encontra apoio na bancada do PL, que promete defendê-la politicamente. O caso, no entanto, expõe uma nova tensão entre alas do bolsonarismo e o Congresso, em meio a crescentes embates com o Judiciário.

Nas redes sociais, a deputada Carla Zambelli foi alvo de duras críticas após anunciar que deixou o país e transferiu suas redes sociais para a mãe. Internautas questionaram sua saída do Brasil após a condenação no STF e ironizaram a justificativa de tratamento médico. “O que você está colhendo agora foi só o que você plantou”, escreveu um usuário. Outro comentou: “Zamba, conta pra gente depois o que foi pior: a Espanha ou a cadeia, ok?”. Também houve críticas à tentativa de lançar a mãe como sucessora política: “Se tem dinheiro pra tentar eleger a mãe, não precisa de pix de ninguém. Vá pagar suas multas! Fora Zambelli!”.

Leia mais:
Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb