Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Teatro Amazonas: o diamante cultural e histórico de Manaus

Centenário espaço artístico continua sendo palco de grandes apresentações e arrancando fôlego dos visitantes, por sua grandiosidade
Especial Publicitário
(Foto: Michael Dantas/Secretaria de Cultura e Economia Criativa)

Manaus (AM) – Há mais de 120 anos, o Teatro Amazonas é palco de momentos memoráveis na vida de quem visita ou mora em Manaus. Para quem é natural do estado, a relação com este que é considerado um dos mais importantes teatros do mundo é sempre regada de lembranças marcantes e que ultrapassam gerações.

É fascinante pensar que o lugar que, atualmente, recebe uma variedade de pessoas de todas as classes e personalidades, é o mesmo lugar onde nossos pais, avós e tantos antepassados também já vivenciaram instantes inesquecíveis. O teatro é um dos cartões postais da cidade que já recebeu gente com outras perspectivas, modos de vidas distintos e pertencentes a um tempo no qual a realidade era completamente diferente.

Mesmo podendo ser frequente para a maioria dos moradores de Manaus, o teatro continua arrancando o fôlego de quem o visita. Construído em estilo renascentista, a maioria da mão de obra técnica foi trazida da Europa. A proposta era que a capital tivesse uma casa de ópera à altura da elite local, mas esse conceito foi reformulado e, hoje em dia, o teatro pode ser acessado por qualquer um que queira prestigiá-lo.

Além de cenário para memórias, o lugar exerce sua função de patrimônio cultural e museu. A sala de espetáculos tem capacidade para 700 pessoas e está dividida em plateia e mais três níveis de camarotes.

O maior símbolo arquitetônico do estado abre espaço para todo tipo de manifestação artística: óperas, operetas, musicais, peças de teatro, shows de cantores, festivais, grupos de dança, bandas de música, corais, orquestras e outros.

Na casa, existe uma obra que mostra quatro alegorias relacionadas à tragédia, ópera, dança e música. A peça intitulada Plafond foi executada em Paris, pela Casa Capezot, e está localizada no teto do teatro. A obra se destaca devido as pinturas terem sido feitas em tecidos lonados, imitando as típicas tapeçarias do século XVIII.

(Foto: Michael Dantas/Secretaria de Cultura e Economia Criativa)

Salão Nobre

O espaço conta com um salão nobre, que como o próprio nome diz, é de notória dimensão artística. Assim como todo o Teatro Amazonas, o lugar é tão inebriante que acaba sendo impossível olhar fixamente para apenas um lugar. Os sentidos ficam aguçados, novas sensações são percebidas e o corpo responde à áurea do ambiente.

Cúpula

Outro elemento que se destaca no teatro é a cúpula. A estrutura em aço revestida em cerâmica policromada conta com telhas vidradas e esmaltadas da Alsácia, região entre a Alemanha e a França. O design lembra escamas de peixe, um dos alimentos mais consumidos em Manaus. Para remeter o colorido e a fauna da Amazônia, a cúpula recebe as cores verde, amarelo, vermelho e azul.

Embora nos dias de hoje seja considerada uma parte essencial do teatro, já recebeu muitas críticas na época por não fazer parte do projeto original e destoar da arquitetura do prédio.

Representatividade

O Teatro Amazonas representa a prosperidade brasileira (em especial no auge do Ciclo da Borracha) que permanece sendo atraente para visitantes do mundo inteiro. Não dá para contestar: é um diamante cravada e lapidado na Amazônia.

Valores e horários

Sem necessidade de agendamento, a entrada custa R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Amazonenses não pagam.

O espaço cultural abre de terça-feira a domingo para visitas turísticas. De terça a sábado, a visitação ocorre das 9h às 17h e aos domingos, das 9h às 13h.

O Teatro Amazonas está localizado no Largo de São Sebastião, no Centro Histórico de Manaus, Avenida Eduardo Ribeiro, 659.

Para mais informações, conferir agenda de apresentações e tirar dúvidas, acesse a página da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC-AM), responsável pelo espaço.

(Foto: Michael Dantas/Secretaria de Cultura e Economia Criativa)

LEIA MAIS:

Receba notícias do Portal Tucumã no seu Telegram e fique bem informado! CLIQUE AQUI: https://t.me/portaltucuma

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário