Pesquisar
Close this search box.

Manaus, terra de sabores – quem come no Tambaqui sempre volta!

O Tambaqui de Banda fica localizado no Largo de São Sebastião, com vista para o Teatro Amazonas, no Centro de Manaus
Especial Publicitário
Tambaqui de Banda - Manaus - peixes
(Fotos: Tambaqui de Banda - Portal Tucumã)

Manaus – Quem come jaraqui… Há controvérsias!

“Quem come jaraqui nunca mais sai daqui”. A expressão, muito usada pelos manauaras, deixa encabuladas as pessoas que não são da terrinha, mas posso garantir que a frase é verdadeira. Mas há controvérsias e se você quer ter uma experiência marcante e comer um delicioso tambaqui assado, leia o artigo até o final e vai descobrir onde consumir essa iguaria aqui na capital amazonense

Nordestina de registro e manauara de coração, filha adotiva de Manaus, aprendi a gostar de quase todos os peixes da capital amazonense.

Jaraqui

E digo mais: não tenho a pretensão de ir embora daqui. Sair, só de vez em quando, a passeio.

Por falar em comer, vamos aos sabores de Manaus: entre os peixes, está o jaraqui frito com baião de dois, vinagrete e farinha do Uarini, mas conhecida como ovinha. Mas não fica só no jaraqui!

Tambaqui

O tambaqui é o carro-chefe nos restaurantes que servem pratos regionais e nas casas dos manauaras.

Tambaqui Assado

Ele pode ser consumido frito, guisado, assado na brasa ou na caldeirada de tambaqui, servida com ovos cozidos, muitas verduras e legumes.

Caldeirada de tambaqui

Essa caldeirada, quando bem preparada, levanta até defunto, conforme falado em Manaus.

Pirarucu da Amazônia

E o que dizer, então, do pirarucu? Esse peixe tem uma carne saborosa, além de ser um dos maiores de água doce, podendo chegar até três metros e 200 quilos.

O prato mais famoso é o pirarucu à casaca, preparado com banana pacovã, farinha ovinha e outros ingredientes.

Pirarucu a casaca

Essa opção é deliciosa, não desmerecendo a infinidade de receitas que podem ser feitas com o pirarucu.

Matrinxã assada na folha da bananeira

Já experimentou um matrinxã assado na brasa, enrolado na folha da bananeira? Esse é um verdadeiro manjar dos deuses, ainda mais se for recheado com verduras.

Se você não é manauara ou amazonense, muita cautela com as espinhas. Mas, espinhas à parte, aproveite essa iguaria, porque é muito saborosa.

Onde encontrar essas iguarias

E não é que nem é difícil provar desses verdadeiros “manjares dos deuses” aqui em Manaus não. Se você é turista ou morador da cidade o local ideal para saborear essas delícias é no Tambaqui de Banda, além de um cardápio de peixes amazônico variado, o local fica em um dos pontos turísticos mais badalados da cidade, o Largo de São Sebastião, no Centro da capital amazonense, de quebra uma vista linda do imponente Teatro Amazonas, da Catedral de São Sebastião e do próprio Largo.

O Tambaqui de Banda funciona de domingo a domingo a partir das 11h, tem uma banda que tambaqui assado no valor de R$ 120 que serve até três pessoas, de acompanhamento: um delicioso baião de dois, vinagrete e uma farofa, se preferir pode ser com arroz branco. A casa também serve pratos individuais.

A entrada que não pode faltar antes do tambaqui assado é aquele famoso “caldinho” bem encorpado que a casa oferece gratuitamente. Mas quem preferir, pode pedir uma porção do caboclo enrolado, composto de banana pacovã frita que envolve uma pasta de pirarucu saborosíssima.

Os sucos naturais ou da polpa da fruta, como conhecemos aqui na região, são mega deliciosos e acompanham muito bem os pratos servidos no Tambaqui de Banda, mas se preferir, drinks e chopps também são servidos no local. O Tambaqui de Banda também oferece diversas sobremesa com sabores amazônicos, não deixe de provar!

Um lembrete importante: a casa toca só músicas regionais, tem uma coleção de obras assinada pelo artista da “terrinha”, nada mais nada menos, que Ruy Machado e tem um segundo andar incrível e aconchegante climatizado.

Sem mais spoilers por hoje, dá uma passadinha e comprove tudo o que já provamos nesse dia maravilhoso em que o Portal Tucumã esteve saboreando um tambaqui na casa. Essa é uma experiência para todos os gostos e idades!

Edilânea Souza, jornalista de Política no Portal Tucumã e admiradora número 1 da culinária amazônica.

Leia mais:

Conheça o ‘Meu Chefe Café’, inspirado na culinária amazonense e cozinha tradicional brasileira

Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário